Cana-de-açúcar aumenta participação no balanço energético de Alagoas
Elaborado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a edição 2015 do Balanço Energético do Estado de Alagoas (Beal), com dados de produção entre os anos de 2005 e 2014, mostra que houve uma queda na produção de energia no período em Alagoas.
A participação das energias renováveis, especialmente da cana-de-açúcar, na matriz energética, não aumentou no mesmo período em Alagoas.
A análise da produção de energia primária por fonte em Alagoas e no Brasil indica uma profunda diferença na evolução dos dados no período 2005 a 2014. Enquanto no Brasil a produção aumentou de 200.522 para 272.633 mil teps (toneladas equivalentes de petróleo), em Alagoas houve uma redução de 4.965 para 3.386 mil teps no mesmo período.
Seguindo o Beal, o principal motivo da produção de energia em Alagoas não ter crescido foi o baixo índice pluviométrico, não só na bacia do Rio São Francisco que fez a produção de energia hidráulica por parte da CHESF diminuir significativamente, assim como no próprio Estado, que fez também diminuir a produção de cana-de-açúcar e de seus derivados.
A participação das fontes renováveis na produção alagoana de energia aumentou de 68,92% em 2005 para 77,46% em 2014 enquanto na brasileira diminuiu de 46,71% para 43,54%.
O relatório completo do Balanço Energético do Estado de Alagoas pode ser encontrado no site da Sedetur (sedetur.al.gov.br).
Últimas notícias
Ministro do TSE rejeita recurso que pede cassação de Jorge Seif
Associação repudia ameaças e vandalismo em Conselho Tutelar de Maceió
Cibele Moura recebe Conselho Regional de Farmácia e debate piso salarial da categoria
Moradores bloqueiam AL-101 Norte em protesto por falta de água em Riacho Doce
Facção presta homenagens a suspeito morto em confronto com a Polícia Militar em Alagoas
Governo acerta pagamento de R$ 1,69 bilhão em emendas de anos anteriores
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
