Cana-de-açúcar aumenta participação no balanço energético de Alagoas
Elaborado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a edição 2015 do Balanço Energético do Estado de Alagoas (Beal), com dados de produção entre os anos de 2005 e 2014, mostra que houve uma queda na produção de energia no período em Alagoas.
A participação das energias renováveis, especialmente da cana-de-açúcar, na matriz energética, não aumentou no mesmo período em Alagoas.
A análise da produção de energia primária por fonte em Alagoas e no Brasil indica uma profunda diferença na evolução dos dados no período 2005 a 2014. Enquanto no Brasil a produção aumentou de 200.522 para 272.633 mil teps (toneladas equivalentes de petróleo), em Alagoas houve uma redução de 4.965 para 3.386 mil teps no mesmo período.
Seguindo o Beal, o principal motivo da produção de energia em Alagoas não ter crescido foi o baixo índice pluviométrico, não só na bacia do Rio São Francisco que fez a produção de energia hidráulica por parte da CHESF diminuir significativamente, assim como no próprio Estado, que fez também diminuir a produção de cana-de-açúcar e de seus derivados.
A participação das fontes renováveis na produção alagoana de energia aumentou de 68,92% em 2005 para 77,46% em 2014 enquanto na brasileira diminuiu de 46,71% para 43,54%.
O relatório completo do Balanço Energético do Estado de Alagoas pode ser encontrado no site da Sedetur (sedetur.al.gov.br).
Últimas notícias
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Morre Paulo Antônio Ribeiro Fan, pai da apresentadora Renata Fan
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
