Saúde

Eletrobras participa do Dia ?D? de combate ao Aedes aegypti

Por Redação com assessoria 13/02/2016 17h05
Eletrobras participa do Dia ?D? de combate ao Aedes aegypti
- Foto: Assessoria

A Eletrobras Distribuição Alagoas participou das cerimonias do Dia Nacional de Mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti realizadas na manhã de hoje (13). Em Maceió, o evento aconteceu na sede do 59º Batalhão do Exército e contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva.

O ministro falou sobre a importância da união de todos os entes federados no combate ao mosquito Aedes aegypti, pois isso coloca os interesses púbicos como prioridade. Ressaltou também a necessidade de engajamento da população. “Se cada um não cuidar de sua casa, de seu trabalho, não conseguiremos eliminar o mosquito. 80% dos focos estão nestes locais”, disse o ministro.

Bernard Gouveia, superintendente de Operação da Eletrobras falou da relevância das ações que estão sendo desenvolvidas pela Distribuidora. “Como o ministro comentou, 80% dos focos estão em casa e no trabalho e nós estamos fazendo a nossa parte. Já realizamos mutirões de limpeza nos prédios sede, Tabuleiro e de Palmeira dos Índios, e na próxima semana o ‘faxinaço’ estará no Pinheiro e em Rio Largo. Também estamos fazendo campanhas internas com distribuição de cartazes e folhetos, e divulgação de material informativo nas redes sociais e nos postos de atendimento. Além disso, quem liga para o nosso call center também tem informações e orientações sobre o mosquito e pretendemos colocar mensagens de alerta nas nossas faturas de energia”, comentou.

Também estiveram presentes, o governador em exercício, Luciano Barbosa, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, representantes de entidades militares, de saúde e da Comissão de Combate ao mosquito Aedes aegypti da Eletrobras. A comissão recebeu no evento sementes de crotalaria, planta que na fase adulta, pode chegar até três metros de altura e atrai predadores do mosquito transmissor. Essas sementes serão utilizadas nas ações da Empresa.

Após a cerimônia, a comitiva visitou um terreno baldio localizado na Avenida Fernandes Lima, principal via de Maceió e foram encontrados diversos focos que contribuem com a proliferação do mosquito.

Arapiraca

A ação no Agreste alagoano contou com a participação da Secretária Nacional de Segurança Pública do Governo Federal, Regina Miki, além do prefeito, Yale Fernandes, representantes da Eletrobras Distribuição Alagoas e diversos órgãos e repartições públicos, como a Força Nacional, Exército, Policia Militar, Bombeiros, SMTT e agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Juciel Sena, líder dos serviços técnico-comerciais de Arapiraca e Penedo da Eletrobras, a iniciativa de unir vários órgãos na luta contra o mosquito é de suma importância para a saúde pública da cidade. "Os índices já estavam alarmantes, precisávamos dessa união para combater as doenças causadas pelo mosquito", ressaltou.

O prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, elogiou a participação dos órgãos que estão somando energias no combate ao mosquito: "Queria agradecer a todos os parceiros, como a Eletrobras, que estão presentes nesse mutirão. Sabemos que juntos, podemos vencer essa causa", afirmou.

A comissão visitou os bairros João Paulo II e Manoel Teles, que tiveram os maiores índices de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti em Arapiraca.