Normas e prazos para o preenchimento do censo escolar 2016 foram divulgadas

Os prazos e procedimentos para a primeira etapa do Censo Escolar da educação básica de 2016 foi divulgado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabeleceu as normas por meio da Portaria 120/2016, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O Censo escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar. O prazo da primeira etapa começa no dia 25 de maio e vai até 29 de julho.
A primeira etapa refere-se às informações sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país. Os dados deverão ser digitados e encaminhados via internet, pelo sistema Educacenso. O sistema será reaberto, para eventuais retificações, 30 dias após a publicação dos dados preliminares que acontece em agosto.
Diante da publicação, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) alerta para o preenchimento dos dados no prazo estabelecido em portaria, uma vez que serve de base para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Também é base para distribuição de recursos de programas federais, como o da merenda e transporte escolar. Nesse sentido, a CNM reitera que é muito importante o gestor estar atento aos prazos, uma vez que a entidade recebe questionamentos de matrículas que não foram inseridas no prazo estabelecido pelo Inep.
Últimas notícias

PRF prende gestante e taxista com 5 kg de cocaína na BR-101, em Joaquim Gomes

Ladeira do Calmon vira símbolo da destruição causada pela Braskem em Maceió

Prefeitura leva serviços do CadÚnico e CRAS ao bairro Verdes Campos

Dia do Trabalhador: Sindilojas realiza tradicional caravana ao Sesc Guaxuma

Bombeiros controlam princípio de incêndio em oficina mecânica no bairro Cidade Universitária
![[Vídeo] Terremoto de magnitude 5,9 atinge Argentina; imprensa local relata fumaça no chão](https://img.7segundos.com.br/TfyNko0amHHyuLYGEjbSJc641jQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-05-01-134550.avif)
[Vídeo] Terremoto de magnitude 5,9 atinge Argentina; imprensa local relata fumaça no chão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
