Sem vaga em UTI Neonatal de Alagoas, recém-nascido é transferido

O nascimento de um bebê é sempre um momento de felicidade. Mas para os pais do pequeno Renan dos Santos Sales, que nasceu há vinte e cinco dias, um outro sentimento tomou conta da família . Uma doença congênita no coração do bebê deu lugar a uma corrida desenfreada para salvar a vida do filho que precisava urgentemente realizar uma cirurgia cardíaca.
A família mora na comunidade Craíbas dos Ferros, zona rural do município de Girau do Ponciano, Agreste de Alagoas e o problema se agravou ainda mais porque nenhuma unidade hospitalar do Estado disponibilizava de vaga em UTI Neonatal.
Correndo contra o tempo para salvar a vida do pequeno Renan, a equipe técnica da Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Arapiraca, onde o bebê está internado, mobilizou todas as unidades hospitalares do Estado em busca de conseguir a internação. Mas não havia vaga nos hospitais de Alagoas que disponibilizam desse tipo de internamento especializado para bebês que apresentam graves problemas de saúde.
O caso foi parar no Ministério Público e também no Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Girau do Ponciano. Os órgãos orientaram a família a exigir judicialmente do Estado o cumprimento do dever de oferecer atendimento especializado ao recém-nascido.
Felizmente o esforço conjunto dos profissionais de saúde da maternidade de Arapiraca e dos profissionais do Estado para salvar a vida do pequeno Renan do Santos teve êxito. Nesta terça-feira (29) o bebê será transferido para um hospital em Recife.
“Ele será transferido em uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Neonatal que é equipada com todo o aparato de equipamento necessário para dar suporte ao traslado do bebê com os cuidados necessários”, informou uma enfermeira da maternidade.
Últimas notícias

Operação cumpre 34 mandados contra tráfico e comércio ilegal de armas no Sertão de AL

Dentista investigada por aplicar silicone industrial em pacientes tem registro profissional suspenso

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
