Sem vaga em UTI Neonatal de Alagoas, recém-nascido é transferido

O nascimento de um bebê é sempre um momento de felicidade. Mas para os pais do pequeno Renan dos Santos Sales, que nasceu há vinte e cinco dias, um outro sentimento tomou conta da família . Uma doença congênita no coração do bebê deu lugar a uma corrida desenfreada para salvar a vida do filho que precisava urgentemente realizar uma cirurgia cardíaca.
A família mora na comunidade Craíbas dos Ferros, zona rural do município de Girau do Ponciano, Agreste de Alagoas e o problema se agravou ainda mais porque nenhuma unidade hospitalar do Estado disponibilizava de vaga em UTI Neonatal.
Correndo contra o tempo para salvar a vida do pequeno Renan, a equipe técnica da Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Arapiraca, onde o bebê está internado, mobilizou todas as unidades hospitalares do Estado em busca de conseguir a internação. Mas não havia vaga nos hospitais de Alagoas que disponibilizam desse tipo de internamento especializado para bebês que apresentam graves problemas de saúde.
O caso foi parar no Ministério Público e também no Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Girau do Ponciano. Os órgãos orientaram a família a exigir judicialmente do Estado o cumprimento do dever de oferecer atendimento especializado ao recém-nascido.
Felizmente o esforço conjunto dos profissionais de saúde da maternidade de Arapiraca e dos profissionais do Estado para salvar a vida do pequeno Renan do Santos teve êxito. Nesta terça-feira (29) o bebê será transferido para um hospital em Recife.
“Ele será transferido em uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Neonatal que é equipada com todo o aparato de equipamento necessário para dar suporte ao traslado do bebê com os cuidados necessários”, informou uma enfermeira da maternidade.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
