Facebook passa a usar inteligência artificial para descrever imagens para deficientes visuais
Uma atualização do Facebook passa a descrever imagens postadas na rede para pessoas com deficiência visual. O recurso só está disponível para iOS e, infelizmente, só funciona em inglês e para poucos usuários. A empresa já prometeu a funcionalidade para Android e a expansão para outras línguas.Chamado de “automatic alternative text”, o recurso utiliza aprendizado de máquina para descrever o que está aparecendo na tela para o usuário. Após ter o app atualizado, a ativação consiste em ligar o recurso Voice Over no iOS: Ajustes > Geral > Acessibilidade > Voice Over.
Sobre o novo recurso, explica o Facebook em um blog post:
“Antes disso, pessoas usando recursos que leem o que aparece na tela ao navegar no Facebook tinham acesso apenas ao nome do usuário que compartilhou a foto, seguido pelo termo “foto”, quando era o caso de uma imagem. Agora, nós podemos oferecer uma descrição mais rica sobre o que está na foto, graças ao automatic alt text. Por exemplo, alguém poderia ouvir: “imagem pode ter três pessoas, sorrindo, ar livre.”
O sistema de inteligência artificial do facebook é baseado em uma rede neural com bilhões de parâmetros e foi treinado para identificar milhões de exemplos.
Essas iniciativas são importantíssimas para facilitar o acesso de deficientes à rede. No entanto, os sistemas de aprendizado de máquina são passíveis de erros — algumas vezes grotescos. No ano passado, por exemplo, o Google precisou se desculpar por um erro de algoritmo que marcava automaticamente negros como gorilas.
Recentemente, o Twitter anunciou um recurso parecido para deficientes visuais. Porém, a rede confia na descrição dada pelo usuário — não existe um sistema automático. Mesmo assim, ainda não está disponível para todos.
Esperamos que o recurso do Facebook ajude os milhares de deficientes visuais e que, preferencialmente, seja preciso nas descrições do que for analisado.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
