Facebook passa a usar inteligência artificial para descrever imagens para deficientes visuais

Uma atualização do Facebook passa a descrever imagens postadas na rede para pessoas com deficiência visual. O recurso só está disponível para iOS e, infelizmente, só funciona em inglês e para poucos usuários. A empresa já prometeu a funcionalidade para Android e a expansão para outras línguas.Chamado de “automatic alternative text”, o recurso utiliza aprendizado de máquina para descrever o que está aparecendo na tela para o usuário. Após ter o app atualizado, a ativação consiste em ligar o recurso Voice Over no iOS: Ajustes > Geral > Acessibilidade > Voice Over.
Sobre o novo recurso, explica o Facebook em um blog post:
“Antes disso, pessoas usando recursos que leem o que aparece na tela ao navegar no Facebook tinham acesso apenas ao nome do usuário que compartilhou a foto, seguido pelo termo “foto”, quando era o caso de uma imagem. Agora, nós podemos oferecer uma descrição mais rica sobre o que está na foto, graças ao automatic alt text. Por exemplo, alguém poderia ouvir: “imagem pode ter três pessoas, sorrindo, ar livre.”
O sistema de inteligência artificial do facebook é baseado em uma rede neural com bilhões de parâmetros e foi treinado para identificar milhões de exemplos.
Essas iniciativas são importantíssimas para facilitar o acesso de deficientes à rede. No entanto, os sistemas de aprendizado de máquina são passíveis de erros — algumas vezes grotescos. No ano passado, por exemplo, o Google precisou se desculpar por um erro de algoritmo que marcava automaticamente negros como gorilas.
Recentemente, o Twitter anunciou um recurso parecido para deficientes visuais. Porém, a rede confia na descrição dada pelo usuário — não existe um sistema automático. Mesmo assim, ainda não está disponível para todos.
Esperamos que o recurso do Facebook ajude os milhares de deficientes visuais e que, preferencialmente, seja preciso nas descrições do que for analisado.
Últimas notícias

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
