Videoconferência reduz pela metade suspensão de audiências em AL
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Freitas, o secretário estadual de Ressocialização, Marcos Sérgio, e magistrados das unidades judiciárias criminais de Alagoas estiveram reunidos, nesta quarta (6), para apresentar os resultados obtidos com as videoconferências. Desde fevereiro, foram realizadas 448 audiências por meio da ferramenta. No mesmo período, o número de audiências suspensas caiu pela metade.
Devido aos resultados positivos, o Poder Judiciário e a Secretaria de Ressocialização estudam a implantação da quarta sala de videoconferência no sistema prisional da Capital. Atualmente, são três em Maceió e duas no Presídio do Agreste.
“Todos estão muito satisfeitos com a aplicação do sistema e os números demonstram que ele está funcionando muito bem, na mais perfeita normalidade”, disse o presidente Washington Luiz. Para o secretário Marcos Sérgio, o projeto tem sido um sucesso. “É um instrumento importantíssimo para a consumação da Justiça”, destacou.
A ferramenta custou R$ 3 milhões à Justiça alagoana. Além de acelerar os processos, a implantação da videoconferência reduziu os gastos do Estado com o transporte de presos, dos presídios para as unidades judiciárias. Muitas vezes, as audiências precisavam ser remarcadas por conta do não comparecimento dos detentos.
O sistema de videoconferência, implantado em todas as varas criminais e no Tribunal, utiliza o data center do TJ/AL, onde são feitas a gerência e a gravação das audiências. Não há risco de interceptação, vazamento de informação ou de perda da gravação.
Para evitar congestionamentos no uso da ferramenta, os magistrados contam com o Sistema de Marcação de Videoconferências (Simavi), que permite o agendamento de audiências entre as unidades judiciárias e o sistema prisional.
Últimas notícias
Óleo na pista deixa trânsito lento e provoca acidentes na Avenida Pierre Chalita
Homem tem celular roubado e é baleado em ponto de ônibus no Benedito Bentes
Mulher é esfaqueada durante tentativa de assalto no Centro de Arapiraca
Polícia conclui investigação sobre morte de policiais dentro de viatura no Sertão de AL
Colisão entre caminhão e carro deixa homem ferido no município de Satuba
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
