Bradesco é condenado a pagar R$ 6 mil por cobrança indevida
O Banco Bradesco S/A foi condenado a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 6 mil a um consumidor que teve o nome inscrito indevidamente em cadastro de inadimplentes. A decisão, publicada no Diário da Justiça desta sexta-feira (8), é da Luciana Josué Raposo Lima Dias, titular da Vara da Única do Oficio de Murici.
Segundo os autos, a operadora teria aberto uma conta-corrente e uma conta poupança, oriundas do Estado de São Paulo, mesmo a vítima alegando nunca ter sido cliente da instituição financeira. O consumidor entrou na Justiça requerendo a declaração de inexistência de vínculo contratual e inexistência de débito entre ele a ré, bem como indenização.
Na decisão, a magistrada Luciana Raposo destacou a diferença entre a assinatura da carteira de identidade, assim como a foto do documento do autor do processo, em relação a documentação do contrato apresentado pelo banco.
“A instituição financeira deveria ter atestado a veracidade do contrato que juntou aos autos, comprovando que a assinatura constante deste pertence, de fato, ao autor da demanda”, disse.
Em sua defesa, o banco alegou não existir responsabilidade civil, bem como de danos morais. Manifestou despropósito de retirar o nome do autor dos órgãos de proteção ao crédito e afirmou não haver provas de que tinha cometido algum fato ilícito.
Ao julgar o processo, a juíza considerou que o banco não comprovou a contratação dos serviços da instituição por parte do cliente, destacou a falta de segurança na celebração dos contratos e a existência de danos morais.
“Evidenciada, pois, a falha da instituição financeira demandada, traduzida na falta de segurança do meio adotado para a celebração dos contratos, que, por sua vez, gerou débitos indevidos para o demandante, bem com a inscrição do mesmo nos órgãos de proteção ao crédito. É, pois, dever do fornecedor do serviço, que explora atividade de risco, arcar com os danos causados pela falha do sistema”, afirmou a magistrada.
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
