Pescadores reclamam da falta de infraestrutura de prédios no Pontal
Moradores são a favor da construção de Centro Pesqueiro, mas denunciam infiltrações nos apartamentos e carência de transporte na região
Os moradores da antiga Vila do Jaraguá não estão satisfeitos com os apartamentos que foram doados pela Prefeitura de Maceió após a desocupação do espaço, ocorrido em 2015. O local é alvo de reclamações e descontentamento dos pescadores.
De acordo com a vice-presidente do Instituto Vila dos Pescadores, Marta Maria Tavares Paes, os apartamentos sofrem com infiltrações e, em época de chuvas mais fortes, algumas áreas do condomínio chegam a ficar alagadas pela falta de infraestrutura. “Os apartamentos são cobertos apenas com PVC. Uma espécie de reboco. Muitas pessoas já perderam eletrônicos e eletrodomésticos por conta disso. Quando chove vira um rio”, ressaltou.
Além das dificuldades em manter e preservar o local, outro problema tira o sono dos moradores: a falta de opções de transporte para a locomoção. Segundo Marta, aqueles que necessitam se deslocar e pegar ônibus sofrem. Isso porque, ainda de acordo com ela, os coletivos não passam na região.
“Para ir pescar ou fazer algum outro tipo de atividade, a gente tem que pegar um táxi de lotação, que pode custar até R$20 reais. É um absurdo mesmo. Tem gente aqui que não tem esse valor. Imagina um idoso querendo ir para o hospital e não consegue?”, questionou.
Centro Pesqueiro
A demolição das casas da antiga Vila do Jaraguá deu espaço à construção do Centro Pesqueiro, que abrigará um mercado de peixe com três estaleiros e uma fábrica de gelo. A estrutura é voltada para as famílias residentes.
“Sou a favor da construção. Esse Centro vai beneficiar todos os pescadores e marisqueiras”, falou a vice-presidente do instituto. A obra está sendo executada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS).
Resposta da Secretaria Municipal de Habitação Poular (SMHPS)
Em nota, a Secretaria de Habitação informou que as infiltrações podem se tornar mais frequentes no período chuvoso, seja por conta do afastamento de telhas com a ventania ou outros percalços do cotidiano. A pasta ressaltou, ainda, que técnicos visitaram recentemente o conjunto a fim de solucionar os transtornos e que recebeu, na última semana, representantes da SMTT para realizar um estudo no local para que a carência de transporte na região possa ser, enfim, resolvida.
"Os moradores podem entrar em contato com a SMHPS para alertar e nos ajudar a solucionais as demandas. Mesmo assim, técnicos já estão trabalhando para que não ocorram mais tais problemas", finalizou a nota.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
