Contra o tempo, servidores de Arapiraca ocupam Centro Administrativo por melhorias salarais
Os servidores públicos de várias categorias da Prefeitura de Arapiraca voltaram a ocupar o hall do Centro Administrativo, sede do governo municipal, nesta quarta-feira (20), para reivindicar melhorias salariais.
Mesmo com o prazo estourado, devido o ano eleitoral, estipulado até 4 de abril, os servidores públicos não desistem de negociar e estão apoiados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Saúde, Administração e Serviços do Município de Arapiraca(SINDSAR).
De acordo com a presidente do SINDSAR, Joseane Lima Silva Mendes, as diversas categorias tentam negociar aumento salarial há dois anos e reajustar o Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS) sem sucesso nas negociações com a administração pública.
"Desde 2014 que estamos nessa luta e não conseguimos nenhum avanço até hoje. Agora como estamos em ano eleitoral o prazo para a definição do gestor público já acabou e não podemos perder o que queremos conquistar", disse Joseane Mendes.
Antes de a comissão do sindicato ser recebida pelos secretários de Governo, José Lopes, e de Gestão de Pessoas e Patrimônio, Fernando Duca, Joseane Mendes disse que as categorias estão pedindo, por lei, a correção e a revisão do PCCS com base no índice da inflação.
Segundo a presidente do SINDSAR, durante a reunião os secretários não apresentaram nenhuma proposta da prefeitura e alegaram a mesma situação: crise nacional, falta do repasse de recursos do governo federal, entre outros impedimentos para o aumento salarial dos servidores arapiraquenses.
"Sem acordo é muito difícil continuarmos negociando, uma vez que estamos vendo recursos da prefeitura sendo repassados de incentivo e patrocínio, a exemplo do ASA e de aumento salarial para procuradores e fiscais de tributos municipais, por exemplo", comparou Joseane Mendes.
Diante dessa situação, a presidente questiona: "Por que alguns servidores têm mais vantagens que outros?".
Impacto na folha e ocupação no prédio

Joseane Mendes ressaltou que o Sindicato dos Servidores fez um levantamento, por alto, e chegou-se a conclusão com o aumento salarial de alguns servidores e outras despesas de um impacto na folha da prefeitura de R$ 5 milhões.
"Fica difícil nos convencer de que não tem dinheiro para garantir nosso aumento salarial e melhorias no plano de cargo, quando percebemos esse gasto", avaliou a presidente do SINDSAR.
Ela disse que os servidores não queriam chegar ao limite das negociações e nem ultrapassar esse limite, como está acontecendo no momento.
Os servidores solicitaram nesta quarta-feira uma reunião geral com a prefeita Célia Rocha, o vice-prefeito Yale Fernandes, e que a situação deles fosse repassada para todos os secretários municipais para ficar a par de toda a situação.
Na próxima semana, os servidores vão voltar a ocupar o Centro Administrativo para a última rodada de negociação. O encontro está marcado para a quarta-feira (27), a partir das 15 horas.
"Vamos aguardar uma outra proposta da prefeitura e faremos uma assembleia, caso os servidores acatem continuaremos trabalhando, caso contrário deflagaremos greve no município", finalizou Joseane Mendes.
Vídeo mostra os servidores aplaudindo por indignação às negociações fracassadas:
Últimas notícias
Homem de 49 anos sofre tentativa de homicídio ao ser esfaqueado em Maragogi
Assaltantes são detidos por moradores após roubo de motocicleta em Craíbas
Mulher morre baleada durante abordagem policial em grota de Maceió
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
