Santa Mônica atualiza protocolo para reduzir a transmissão da sífilis e do HIV
A sífilis e o HIV são doenças sexualmente transmissíveis e, no caso de gravidez, podem ser transmitidas para o recém-nascido. Este contágio no período gestacional ou na hora do parto é chamado de transmissão vertical. Diante da importância de se evitar a transmissão dessas doenças, a Maternidade Escola Santa Mônica, formaliza nesta sexta-feira (13), a atualização do protocolo para Prevenção da transmissão vertical do HIV e sífilis na Santa Mônica.
De acordo com a enfermeira obstetra, Elisângela Sanches, o objetivo é reduzir transmissão vertical de HIV e sífilis na unidade. Ela explica que para o êxito do protocolo para prevenção da transmissão do HIV, o tratamento deve iniciar ainda no pré-natal, seguir a profilaxia medicamentosa antes e durante o parto com a mãe e, após o parto, com o bebê.
“Para se ter ideia da importância do uso desse protocolo, quando a gestante faz o pré-natal corretamente, ou seja, usa os antirretrovirais conforme determinação da equipe médica, a taxa de transmissão do HIV é inferior a 1%. Por isso, a importância da atualização”, explicou Elisângela Sanches.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível. Porém, é chamada de sífilis congênita quando é transmitida da mãe para o filho. Nesses casos, de acordo com a enfermeira, esse contágio pode ocorrer em qualquer período da gestação e em estágios diferentes da doença. Porém, quando se trata de sífilis congênita, 40 % dos casos podem evoluir para aborto espontâneo, natimorto e óbito perinatal.
“É fundamental a aplicação do protocolo desde o início do pré-natal para evitar tais sequelas. Quando a sífilis é identificada e tratada preventivamente - a gestante infectada e seu parceiro -, é possível prevenir a contaminação do recém-nascido”, finaliza a enfermeira.
O evento vai reunir médicos, enfermeiros e outros profissionais da equipe multiprofissional da maternidade, no auditório térreo, das 8h às 12h.
Últimas notícias
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
