Santa Mônica atualiza protocolo para reduzir a transmissão da sífilis e do HIV
A sífilis e o HIV são doenças sexualmente transmissíveis e, no caso de gravidez, podem ser transmitidas para o recém-nascido. Este contágio no período gestacional ou na hora do parto é chamado de transmissão vertical. Diante da importância de se evitar a transmissão dessas doenças, a Maternidade Escola Santa Mônica, formaliza nesta sexta-feira (13), a atualização do protocolo para Prevenção da transmissão vertical do HIV e sífilis na Santa Mônica.
De acordo com a enfermeira obstetra, Elisângela Sanches, o objetivo é reduzir transmissão vertical de HIV e sífilis na unidade. Ela explica que para o êxito do protocolo para prevenção da transmissão do HIV, o tratamento deve iniciar ainda no pré-natal, seguir a profilaxia medicamentosa antes e durante o parto com a mãe e, após o parto, com o bebê.
“Para se ter ideia da importância do uso desse protocolo, quando a gestante faz o pré-natal corretamente, ou seja, usa os antirretrovirais conforme determinação da equipe médica, a taxa de transmissão do HIV é inferior a 1%. Por isso, a importância da atualização”, explicou Elisângela Sanches.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível. Porém, é chamada de sífilis congênita quando é transmitida da mãe para o filho. Nesses casos, de acordo com a enfermeira, esse contágio pode ocorrer em qualquer período da gestação e em estágios diferentes da doença. Porém, quando se trata de sífilis congênita, 40 % dos casos podem evoluir para aborto espontâneo, natimorto e óbito perinatal.
“É fundamental a aplicação do protocolo desde o início do pré-natal para evitar tais sequelas. Quando a sífilis é identificada e tratada preventivamente - a gestante infectada e seu parceiro -, é possível prevenir a contaminação do recém-nascido”, finaliza a enfermeira.
O evento vai reunir médicos, enfermeiros e outros profissionais da equipe multiprofissional da maternidade, no auditório térreo, das 8h às 12h.
Últimas notícias

Vigilância Sanitária interdita fábrica de pirulito em condições insalubres, em Maceió

Árvore tomba em cima de fiação de rede elétrica e provoca transtornos na Serraria

Trabalhador é encontrado morto sob lona de camarotes do São João do Jaraguá
![[Vídeo] Cadelinha e filhotes são abandonados em estrada de Arapiraca; moradores pedem resgate](https://img.7segundos.com.br/QqQtzUrOiyfEgIbeUTNmesH4vM0=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/foto-64.png)
[Vídeo] Cadelinha e filhotes são abandonados em estrada de Arapiraca; moradores pedem resgate

Derrotado em 2024, ex-vice-prefeito de Quebrangulo ganha cargo na Assembleia Legislativa

Renan Filho na Casa Civil de Lula é interesse de Arthur Lira; entenda cenário
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
