Santa Mônica atualiza protocolo para reduzir a transmissão da sífilis e do HIV
A sífilis e o HIV são doenças sexualmente transmissíveis e, no caso de gravidez, podem ser transmitidas para o recém-nascido. Este contágio no período gestacional ou na hora do parto é chamado de transmissão vertical. Diante da importância de se evitar a transmissão dessas doenças, a Maternidade Escola Santa Mônica, formaliza nesta sexta-feira (13), a atualização do protocolo para Prevenção da transmissão vertical do HIV e sífilis na Santa Mônica.
De acordo com a enfermeira obstetra, Elisângela Sanches, o objetivo é reduzir transmissão vertical de HIV e sífilis na unidade. Ela explica que para o êxito do protocolo para prevenção da transmissão do HIV, o tratamento deve iniciar ainda no pré-natal, seguir a profilaxia medicamentosa antes e durante o parto com a mãe e, após o parto, com o bebê.
“Para se ter ideia da importância do uso desse protocolo, quando a gestante faz o pré-natal corretamente, ou seja, usa os antirretrovirais conforme determinação da equipe médica, a taxa de transmissão do HIV é inferior a 1%. Por isso, a importância da atualização”, explicou Elisângela Sanches.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível. Porém, é chamada de sífilis congênita quando é transmitida da mãe para o filho. Nesses casos, de acordo com a enfermeira, esse contágio pode ocorrer em qualquer período da gestação e em estágios diferentes da doença. Porém, quando se trata de sífilis congênita, 40 % dos casos podem evoluir para aborto espontâneo, natimorto e óbito perinatal.
“É fundamental a aplicação do protocolo desde o início do pré-natal para evitar tais sequelas. Quando a sífilis é identificada e tratada preventivamente - a gestante infectada e seu parceiro -, é possível prevenir a contaminação do recém-nascido”, finaliza a enfermeira.
O evento vai reunir médicos, enfermeiros e outros profissionais da equipe multiprofissional da maternidade, no auditório térreo, das 8h às 12h.
Últimas notícias
Homem fica gravemente ferido após acidente envolvendo cavalo na Cidade Universitária
Cumprimento de mandados pela PM resulta em quatro prisões de investigados pela Justiça
Estado convoca aprovados no concurso da saúde para exames admissionais
Procon Alagoas promove último feirão do ano no Shopping Pátio Maceió
Rua Humberto Mendes é interditada para obra do Renasce Salgadinho
Ifal Maragogi celebra 15 anos de aniversário no Litoral Norte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
