Servidores de Arapiraca param por tempo indeterminado e pedem apoio a vereadores
Os servidores públicos municipais de Arapiraca decideram parar as atividades por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira (16), após diversas reuniões de negociação sem acordo com a gestão municipal. A decisão foi tomada no plenário da Câmara Municipal dos Vereadores no início da tarde desta sexta-feira (13).
Os servideres ocuparam a galeria e o plenário da Câmara de Arapiraca e solicitaram o apoio dos vereadores Aurélia Fernandes (PSB) e Moisés Machado (PDT) para intermediar uma reunião com a prefeita Célia Rocha (PSL) para a próxima semana. O vereador Moisés Machado confirmou a reunião para a próxima terça-feira (17), às 10 horas da manhã.
As reivindicações dos servidores municipais foram repassadas, detalhadamente aos vereadores pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Saúde, Administração e Serviços do Município de Arapiraca (SINDSAL), Joseane Lima.
Ela ressaltou que os servidores arapiraquenses estão sem aumento salarial há três anos e devido ao ano eleitoral e em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal como não podem adquirir mais aumento salarial, os servidores lutam por uma revisão ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) com o percentural de 9.38 sobre índice da inflação.
A vereadora Aurélia Fernandes destacou que a gestora municipal precisa se reunir com a categoria e garantir o percentual em até três vezes, cujos valores seriam aplicados agora em maio, gosto e no final do deste ano.

"Garantir um aumento para os servidores que estão com os salários congelados há três anos é mais do que justo e a prefeita precisa fazer a revisão do PCCS para garantir a valorização das categorias", disse Aurélia Fernandes.
Sem resultado
De acordo com a presidente do SINDSAR, Joseane Lima, a reunião dessa quinta-feira (12) no Centro Administrativo com os secretários de Gestão de Pessoas, de Governo e o procurador geral do Município não avançou porque eles apresentaram um reajuste de 3%, o seria 1% por ano, dos três anos sem aumento.
"Apresentei essa proposta aos servidores durante assembleia e as categorias não aceitaram. Por esta razão viemos até a Câmara Municipal e decidimos paralisar por tempo indeterminado a partir de segunda-feira", afirmou Joseane Lima.
Na Câmara Municipal Joseane Lima relatou que alguns servidores estão sofrendo perseguição e ameaça. Ela disse, ainda, que já enviou notificação aos órgãos competentes.
Exemplo disso é o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) que está acompanhando casos de enfermeiros que aderiram a paralisação e, em alguns casos, técnicos e auxiliares de enfermagem estão trabalhando sem a supervisão do enfermeiro, que é ilegal por lei.
Veja o vídeo dos servidores na Câmara Municipal de Arapiraca nesta sexta-feira (13):
Últimas notícias
Parada Natalina promete trazer brilho do Natal para Porto Calvo neste sábado
Colisão entre dois caminhões de carga deixa uma pessoa morta na BR-101
Prefeitura de Junqueiro entrega cestas básicas a famílias atendidas pela Casa da Sopa
Ed Gama e os Disgramados se apresentam no Cultura na Praça em edição especial, nesta segunda (22)
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
Após apagão em escola, prefeitura de Arapiraca nega prejuízo a candidatos em concurso
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
