História de Coité do Nóia está atrelada a escravidão no Agreste alagoano
A cidade de Coité do Noia, localizada no Agreste alagoano, possui uma das mais ricas histórias socio-culturais do interior do estado, mas infelizmente o conteúdo acabou quase se perdendo com o passar dos anos.
Apesar de sua Emancipação Política ser datada no ano de 1963, a história do município agrestino pode ser contada tomando como base dados de pelo menos 150 anos antes e está diretamente atrelada a história da escravidão no país.
Muitos moradores acreditam que a família Nóia, fundadora do município, era de escravos. Mas a informação é contestada pelo historiador Ademir Cezário, formado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
"Na verdade, a família Nóia era muito rica e dona de um grande número de escravos no século XIX", relatou Ademir, que utilizou a história de Coité do Nóia como estudo para seu Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado em 2014.
Ainda segundo o pesquisador, a história dos "Nóia" acabou se perdendo durante os tempos porque a família teve seu sobrenome alterado por motivos ainda desconhecidos, passando a se tornar Costa e também Mello.
As provas de que a família Nóia era rica, possuidora de terras e escravos e que se fixou em Coité no início do século XIX estão em um documento de transcrição de dote, registrado em 5 de julho de 1827.
No documento, Joaquim de Santa Anna Noia e sua esposa Anna Rosa deram um dote a Basílio Estevão da Costa no dia 05 de junho de 1827 no sítio Coité para que o mesmo casasse com sua filha Anna D’Anunciação e Silva. O valor do dote configura o poder e a posição social da família Nóia na região.
Basílio Estevão da Costa recebeu uma parte de terras no sítio Coité partindo para o sítio Cruzes, dois escravos, dezesseis vacas, um cavalo selado, um tacho, um candeeiro de latão, quantia em dinheiro, ouro e prata, totalizando um montante de 1:0001$000 (um conto e um mil réis).
Confira uma das listas de escravos que eram de posse dde Basílio Estevão no século XIX:
	
Últimas notícias
 
            Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
 
            Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
 
            Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
 
            Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
 
            Limpeza de túmulos movimenta o maior cemitério de Arapiraca antes de Finados
 
            Lula sanciona lei que cria o Sistema Nacional de Educação
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		