Início de semestre na Ufal é marcado por diversas atividades
A Universidade Federal de Alagoas foi marcada por uma intensa movimentação nesta semana. Novos estudantes, veteranos e professores se envolveram em diversas atividades que marcaram o início de mais um semestre letivo na Ufal.
Palestras, rodas de conversas, apresentação cultural, atividades solidárias de doação de sangue e de alimentos foram algumas das ações realizadas. Os alunos também foram recebidos com cuidados de atenção à saúde integral, promovida pelo projeto Sala de Cuidados Antônio Piranema, um projeto de Extensão da Faculdade de Medicina (Famed).
A comunidade acadêmica também participou de ações de educação ambiental, com palestras no Centro de Educação (Cedu), plantio de mudas frutíferas e medicinais em canteiros da Faculdade de Serviço Social (FSSO); e de Ipê, Pau Brasil e Pata de Vaca no entorno do Restaurante Universitário (RU).
Para conhecer a amplitude de atuação dos trabalhos de Pesquisa e Extensão da Universidade, os estudantes também tiveram a oportunidade de prestigiar a feira de produtos orgânicos produzidos por grupos da Agricultura Familiar, além de conhecer ações educativas promovidas pelo Movimento Sem Terra, grupo de diversidade sexual Quilombo Púrpura e o de gênero Frida Kahlo.
Programação nos cursos
No Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), houve programação com palestras sobre o profissional biólogo e alguns depoimentos de alunos veteranos do curso de Biologia.
Os novos estudantes também participaram de oficina solidária para produção de caixas que servirão para recolher alimentos não perecíveis, material escolar e ração para animal. Os itens serão doados para instituições que acolhem crianças e cuidam de animais abandonados. As caixas estão no hall do ICBS e qualquer pessoa pode colaborar.
Já no curso de Design, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), os estudantes foram recebidos com muita criatividade e bom humor para o início do semestre letivo 2016.1. Tendo como base a temática das aventuras do jovem bruxo Harry Potter, a coordenação organizou uma semana de recepção com exposição de trabalhos dos veteranos, passeio pela FAU e pelo campus, mesas-redondas, oficinas, exibição de filmes relacionados ao Design e à Arquitetura, além de piquenique.
Recepção aos estudantes dos campi do interior
Nos campi Arapiraca e do Sertão, os alunos receberam as boas-vindas dos diretores, coordenadores, docentes e representantes do segmento estudantil e foram informados sobre o funcionamento dos cursos e da Universidade.
Calendário Acadêmico – datas importantes
Os estudantes devem ficar atentos porque de 1º a 8 de julho, é o prazo para solicitar, nas respectivas coordenações de curso, matrícula em vagas remanescentes. Já no dia 22 do mesmo mês, termina o período para requerer trancamento de matrícula no Departamento de Registro Acadêmico (DRCA).
Últimas notícias
Padre utiliza cultura pop para poder inspirar jovenas à Igreja
Lourdes Melo, candidata que virou meme nas redes sociais, sofre AVC e vai para UTI
Homem é vítima de tentativa de homicídio no bairro do Jacintinho, em Maceió
Arthur Lira participa com JHC e Marina de caminhadas e carreatas em Chã Preta e Viçosa
Homem é preso com 700 gramas de drogas dentro de residência em Maceió
Inmet emite alerta de chuvas intensas para Maceió e municípios de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
