Baile da Chita mantém tradição em Paulo Jacinto e será realizado neste sábado 16
Tradiconal no município Paulo Jacinto, no Agreste de Alagoas, o Baile da Chita será realizado no próximo sábado (16), a partir das 22h, no Clube Cultural Recreativo Paulojacintense. Em 2015 o evento ganhou o Título de Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural de Alagoas.
O evento é a manifestação cultural mais importante no calendário da cidade. No dia do evento, o município recebe muitos visitantes. O Baile da Chita foi criado há 64 anos e mantém a tradição no município.
A principal causa da criação do baile era a emancipação política, pois o povoado já estava bem desenvolvido e os moradores sentiam a necessidade de se tornarem independentes politicamente.
Porém, precisavam de dinheiro para contratar um advogado que defendesse essa causa. Um grupo de moradores do povoado na época conhecido como Lourenço de Baixo se reuniu e começou a sugerir ideias que desse para ganhar dinheiro e tornar a vila um município.
Diante disso, o casal José Aurino de Barros e Josefa Barbosa com o filho Djalma Barros discutiam o que fazer para pagar o advogado. Foi então que dona Josefa teve a ideia de realizar um baile no povoado e daí surgiu o ‘’Baile da Chita’’, em alusão ao tecido que na época tinha um grande poder de comercialização.

Eleição da rainha
O baile passou a ser realizado depois das festas juninas, geralmente no mês de julho. Tempos depois, pensou-se em eleger uma rainha para ser apresentada durante o evento. A rainha era eleita através dos fundos adquiridos, assim, a que mais arrecadasse dinheiro na venda de rifas e bingos seria a eleita. Todos esses acontecimentos se deram por volta da década de 1950.
Outra informação bastante curiosa, é que os visitantes que costumavam frequentar a cidade no período da realização do Baile da chita viam de trem em grandes caravanas.
Na ocasição, o mestre Luiz Gonzaga e seu parceiro Humberto Teixeira estavam fazendo sucesso com a composição Propriá, que carinhosamente ficou conhecida como Rosinha de Propriá pelos paulojacintenses, que passou a ser a chamadinha de abertura do evento.
Gonzagão
Um momento histórico foi à chegada de Luiz Gonzaga a Paulo Jacinto por convite do senhor José Aurino de Barros, na época prefeito nomeado em 1953. Luiz Gonzaga estava de passagem pelo Nordeste e ao saber que sua música era considerada a chamada de abertura do baile, em agradecimento ele fez questão de realizar uma festa na cidade já emancipada. Até hoje a música Propriá é tocada na abertura e no encerramento do baile pelas bandas e orquestras convidadas.
O Baile da Chita mantém a tradição em Paulo Jacinto, sobrevivendo ao longo desses anos. Hoje, a jovem escolhida para se tornar à rainha do baile e representar a cidade durante um ano, não é mais escolhida através de arrecadação de fundos. Com a cidade emacipada, ficou, portanto, a continuidade desse legado.
Últimas notícias
Suspeito de encomendar morte de supervisor do CRB segue preso, determina Justiça
Defesa Civil inicia mapeamento em novas áreas para plano municipal de redução de riscos
Daniel Barbosa garante maior programa de ampliação da educação pública em Arapiraca
Teca Nelma reage à filiação de Maia e Loureiro ao PV: ‘Direita está se infiltrando’
Alagoas tem 150 vagas para a Inglaterra e inscrições se encerram em quatro dias
Ambulatório de Especialidades da Uncisal passa a ofertar atendimento em Homeopatia
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
