MPF solicita esclarecimentos da Ufal com relação a supostas fraudes em cotas

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) solicitou, via ofício, que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), prestasse esclarecimentos sobre supostas fraudes relacionadas a cotas raciais.
Segundo o documento encaminhado para a equipe de reportagem do Portal 7 Segundos, a Ufal aceitou estudantes brancos que se autodeclararam negros e concorreram para vagas exclusivas durante a última edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
Segundo o denunciante, que teve sua identidade preservada, alguns dos estudantes brancos aprovados no curso de Medicina da Ufal entraram por cotas raciais, o que é considerado fraude em concurso público, segundo a Lei nº 12.711/2012.
"(...) vagas reservadas estão sendo preenchidas por pessoas de cor branca, o que caracteriza fraude em concurso público. Ademais, questionada acerda da verificação de um candidato ao grupo étnico por ele declarado, a instituição disse não possuir autonomia para julgar algo tão subjetivo", dizia trecho do despacho encaminhado à universidade.
A procuradora da República responsável pelo caso, Roberta Lima Barbosa Bomfim , também questinou à Ufal o porquê de ela não possuir um comitê de acompanhamento das cotas.
De acordo com a assessoria de comunicação da universidade, a Ufal recebeu o ofício do MPF no dia 8 de julho e encaminhou o documento para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que é um dos setores responsáveis pela política de cotas da instituição. A demanda está sendo examinada para que a Ufal possa dar uma resposta ao MPF, uma vez que o prazo de 10 dias ainda não está expirado.
Ainda segundo assessoria, considerando que nem a Lei Federal citada, nem as portarias que regulamentam o sistema de cotas exigem comissão de avaliação por parte das instituições, a Ufal não pode realizar tal procedimento, atendendo, portanto, aos preceitos legais.
Vale explicar que a autodeclaração consiste no ato de o candidato se afirmar como sendo negro, pardo ou indígena no momento da inscrição para o Enem, conforme previsto em edital. Neste caso, os estudantes concorrem entre si às vagas destinadas para este público.
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
