Economia

Banco Comunitário é inaugurado no Residencial Brisa do Lago

Por 7 Segundos com assessoria 16/07/2016 14h02
Banco Comunitário é inaugurado no Residencial Brisa do Lago
- Foto: Assessoria

Moradores do Residencial Brisa do Lago, localizado no bairro Olho D’Água dos Cazuzinhas, em Arapiraca, participaram da inauguração do primeiro banco comunitário do município. O banco é um tipo de empreendimento solidário para estimular o desenvolvimento econômico em áreas de grande concentração populacional.

A inauguração do Banco Comunitário Brisa do Lago contempla a última etapa do  projeto Desenvolvimento Integrado Sustentável de Território (DIST) que é financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e executado pelo Instituto de Assessoria de Desenvolvimento Humano (IADH).

Com juros bem abaixo dos que são praticados pelos bancos comerciais, o Banco Comunitário Brisa do Lago inicia as atividades com um fundo financeiro de R$ 60 mil. O valor máximo de empréstimo é de R$ 1 mil e só os moradores do Brisa do Lago podem fazer empréstimo, pois o banco é exclusivo para atender a população do residencial.     

A presidente do BC do Brisa do Lago, Gisele Teixeira, ao lado da secretária New Ellen Santos e do tesoureiro, Ihosmar Lopes, afirmou que as pessoas que adquirirem o empréstimo no banco devem passar por critérios de avaliação.

“Haverá uma rigorosa análise sobre a finalidade do empréstimo, o controle e a cobrança das parcelas. Quem for inadimplente com o primeiro empréstimo, não poderá adquirir outro”, explicou a presidente. 

Após a inauguração do BC do Brisa, foi plantada uma árvore em frente ao galpão será instalado o Centro Empresarial do Brisa do Lago, simbolizando a inauguração do banco. 

"Essa árvore vai crescer junto com o nosso banco", afimou Ihosmar Lopes, tesoureiro do BC. 

Ronaldo Camboim, que integra a direção do IADH, afirmou que o BC vai contribuir para ajudar aos pequenos negociantes e empreendedores do Brisa do Lago a adquirir produtos e utensílios necessários aos seus negócios. “ Quem faz bolo, por exemplo e precisa de uma batedeira para acelerar o processo de produção, vai até o banco e faz um empréstimo para comprar esse equipamento. A vantagem de um Banco Comunitário é a ausência da burocracia comuns nas outras instituições financeiras”, afirmou Camboim. 

Projeto DIST

 

Wilson Franco Toledo, analista técnico social da CEF explicou que os recursos destinados ao projeto DIST, no qual está inserido o Banco Comunitário, são provenientes do Fundo Sócio-Ambiental da CEF que destina-se a projetos dessa natureza.

“Os funcionários da CEF decidiram que 2% do lucro líquido do banco deveriam ser investidos em projetos de ordem social, ambiental e cultural em conjuntos populosos onde vivem famílias de baixa renda.  

Ainda segundo Wilson Franco a CEF desenvolve o projeto DIST em onze estados brasileiros. Em Alagoas, apenas a cidade de Arapiraca e Rio Largo foram contempladas com o projeto.

Origem dos Bancos Comunitários

O primeiro Banco Comunitário do Brasil foi o Banco Palmas, surgido em 1998 na periferia de Fortaleza-CE, nos grotões do nordeste, criado pelo povo simples da favela do Conjunto Palmeira.

Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária. Seu objetivo é promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo, baseado no apoio às iniciativas de economia solidária em seus diversos âmbitos, como: empreendimentos sócio-produtivos, de prestação de serviços, de apoio à comercialização (bodegas, mercadinhos, lojas e feiras solidárias), organizações de consumidores e produtores.