MPF lança aplicativo para população realizar denúncias eleitorais
No período eleitoral muitos cidadãos buscam o Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) para denunciar irregularidades cometidas por candidatos. O aplicativo "SAC MPF" é uma importante ferramenta para que o eleitor denuncie, em tempo real, as irregularidades que encontra. Além de denúncias, o cidadão pode solicitar e pedir informações processuais por meio do aplicativo gratuito, já disponível para smartphones com sistemas iOS e Android.
O aplicativo ganha ainda especial importância para os municípios do interior do estado, onde a comunicação é mais difícil. Agora basta um celular com acesso à internet e provas da irregularidade denunciada. Para melhor identificar os problemas, é possível fazer o registro da manifestação com anexos de até 12 MB (documentos, fotos, áudios e vídeos).
Segundo o procurador-regional eleitoral, Marcial Coêlho, o aplicativo é mais um mecanismo colocado à disposição pelo MPF para que a população denuncie casos de abuso do poder econômico, propaganda antecipada ou irregular, uso da máquina público em benefício de algum candidato, ou qualquer outro crime eleitoral que testemunhe.
É possível também assegurar o sigilo sobre a identidade de quem denuncia, mas o procurador faz um alerta: “O mais importante é que provas, como fotos e vídeos, sejam juntadas à denúncia”. Raquel Silvestre, procuradora da República em Minas Gerais, diz que a finalidade é aumentar a fiscalização e promover a inclusão. "Para uma democracia, não basta haver uma Constituição, é preciso que as pessoas tenham voz e participem, e hoje o cidadão pode ser parceiro do Ministério Público", declarou.
O procurador-regional eleitoral Marcial Coêlho lembrou que, em princípio, as denúncias relacionadas às eleições municipais são dirigidas às promotorias e cartórios eleitorais, espalhados pelo estado, mas que o aplicativo vem para somar aos meios de atendimento do MPF ao cidadão, como as salas de atendimento ao cidadão e o portal do cidadão, no endereço eletrônico do MPF. Apesar de muito útil neste período eleitoral, Coêlho ressaltou que o aplicativo pode ser usado para quaisquer denúncias direcionadas ao MPF/AL, pois a ferramenta ultrapassa a matéria eleitoral.
Disponível gratuitamente na Apple Store e na Google Play Store, o aplicativo foi desenvolvido pela área de tecnologia da informação do MPF e é baseado em software já existente, criado para a Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF por meio eletrônico (cidadao.mpf.mp.br). Tanto pela Sala de Atendimento ao Cidadão pelo desktop, quanto pelo SAC MPF, o usuário deve cadastrar a manifestação por meio de um formulário simples, com uma descrição da solicitação.
Últimas notícias
Polícia Militar apreende quase um quilômetro de redes de pesca irregular na Lagoa Mundaú
JHC entrega Gigantinhos da Levada e reforça legado para a educação de Maceió
Duas mulheres ficam feridas após caírem de moto no Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Prefeito Theobaldo Cintra celebra inauguração de pavimentação em Major Izidoro
Mais de 28kg de maconha são apreendidos durante abordagem na BR-104, em Rio Largo
JHC anuncia entrega de 152 novos geladões para Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
