Tecnologia

Um algoritmo melhora suas selfies mudando o ângulo da foto após ser tirada

Por 7 Segundos com Gizmodo 03/08/2016 08h08
Um algoritmo melhora suas selfies mudando o ângulo da foto após ser tirada

Certas lentes de câmera podem distorcer seu rosto, mas há outros detalhes que podem influenciar na sua aparência em uma selfie. Por exemplo, se a câmera estiver próxima da sua face, seu nariz parecerá maior, suas orelhas parecerão menores, e sua testa ficará mais inclinada.Pesquisadores da Universidade de Princeton queriam encontrar uma maneira de ajudar as pessoas a melhorar suas selfies sem ter que refazê-las com outra pose, então eles criaram uma nova forma de manipular fotos.

De acordo com um artigo apresentado na conferência SIGGRAPH neste fim de semana, o software permite que o usuário modifique uma selfie para corrigir a perspectiva, o que por sua vez melhora as distorções faciais que podem surgir.Em uma demonstração no site da Universidade Princeton, o usuário precisa identificar três pontos de referência no rosto: logo acima de ambas as orelhas, e no topo da cabeça. Com esta informação, o programa é capaz de manipular a distância e o ângulo da câmera para criar a melhor imagem.

“Agora que as pessoas podem editar tantos aspectos de uma foto direto no celular, queríamos proporcionar uma forma rápida para editar rostos mantendo o realismo”, diz Ohad Fried, desenvolvedor líder do projeto, em um comunicado.

Os pesquisadores criaram uma forma de manipular o modelo de uma cabeça em duas dimensões sem ter que formar um modelo tridimensional.

A demonstração mostra algumas das falhas nisso: por exemplo, o cabelo fica distorcido, e os resultados só ficam realmente bons com uma imagem de frente. Mas, ao mexer os controles deslizantes para frente e para trás, ele cria uma imagem móvel do seu rosto.