Bancos privados em Arapiraca terão que cumprir acordo sobre qualidade dos serviços
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas firmou um acordo com representantes dos bancos privados de Arapiraca sobre pontos referentes à qualidade do serviço prestado. A audiência, realizada na manhã dessa quinta-feira (4), na 3ª Vara Cível de Arapiraca, teve como finalidade garantir o cumprimento de decisão de processo proposto em 2012.
Há quatro anos, o defensor público Gustavo Giudicelli ingressou Ação Civil Pública, deferida à época pelo Juiz Rômulo Vasconcelos de Albuquerque, pedindo que os bancos de Arapiraca a realizassem diversas melhorias no serviço prestado, tais como a colocação de assentos suficientes para os clientes em espera, notadamente idosos, gestantes e deficientes, a oferta regular de água e sanitários para os clientes em atendimento e o cumprimento da Lei Municipal 2.694/10, no que se refere ao tempo máximo de espera para o atendimento (trinta ou quarenta minutos, conforme o dia).
De acordo com o defensor, no decorrer da ação, diversos bancos comprovaram o cumprimento das obrigações. No entanto, ainda são frequentes as reclamações da população, principalmente quanto ao tempo de espera, que muitas vezes supera o limite estabelecido em lei.
Com o acordo, todos eles assumem o compromisso de manter as melhorias realizadas, bem como em cumprir o tempo máximo de espera. "Temos que reconhecer que muita coisa melhorou desde a propositura da ação, mas precisamos ficar atentos na fiscalização, sobretudo quanto ao tempo de espera no atendimento, que ainda é um problema. Nesse ponto, é essencial que a população nos ajude, reclamando por seus direitos e procurando os órgãos competentes (PROCON e Defensoria Pública), sempre que houver desrespeito da lei por parte dos bancos, para que estes órgãos tomem as medidas administrativas e judiciais pertinentes", pontuou o Defensor Público Gustavo Giudicelli.