Justiça Eleitoral prossegue trabalhando nos registros de candidaturas
Com o fim do prazo para o registro de candidaturas na última segunda-feira (15), a Justiça Eleitoral prossegue trabalhando para finalizar os procedimentos dentro dos prazos estabelecidos pela legislação. De acordo com os dados da 1ª Zona Eleitoral de Maceió, 230 candidatos deram entrada em seus registros, sendo 8 para prefeito, 8 para vice-prefeito e 214 para vereador, apenas na capital alagoana.
Nas demais Zonas Eleitorais de Alagoas, os cartórios continuam providenciando a publicação do edital contendo os pedidos dos registros, para ciência dos interessados, no Diário da Justiça Eletrônico e, posteriormente, alimentar o sistema de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é que até a próxima quarta-feira (17) o sistema esteja com as informações de todos os candidatos.
No prazo de cinco dias após a publicação do edital no Diário da Justiça Eletrônico, qualquer cidadão, partido, candidato ou o Ministério Público Eleitoral poderá entrar com pedido de impugnação. A ação de impugnação de candidatura pode ser proposta apenas por legitimados, como o Ministério Público Eleitoral (MPE), partidos, coligações e candidatos.
Mas o que poucos sabem é que a legislação permite ao cidadão, no pleno exercício dos direitos políticos, propor, sem que seja representado por um advogado, uma notícia de ausência de condição de elegibilidade. Também pode propor uma notícia de incidência em causa de inelegibilidade.
Após o registro de candidatura, o cartório eleitoral emite um recibo para o candidato e outro que será inserido no processo, comprovando a leitura e o recolhimento dos arquivos digitais gerados pelo sistema CANDex, com os dados constantes dos formulários Requerimento de Candidatura (RRC) e Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap).
Com a confirmação da leitura dos dados dos candidatos, as informações são encaminhadas automaticamente à Receita Federal, por meio do próprio sistema de candidaturas, para geração do número de registro no CNPJ. Este procedimento é para que o candidato tenha como prestar contas à Justiça Eleitoral de possíveis doações recebidas, gastos com serviços contratados durante o período eleitoral, etc.
Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
