Estudantes do curso de Direito da Uneal visitam o Presídio do Agreste
Cerca de 20 estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) visitaram o Presídio do Agreste, na manhã desta terça-feira (27), na zona rural de Girau do Ponciano, sob a coordenação do professor da disciplina de Direito Penal, Júlio Gomes Duarte Neto.
O grupo foi recepcionado pelo chefe da unidade prisional, Rodrigo de Lima e Silva, e pela subchefe Débora Elias Amorim, estudante egressa do curso de Direito da Universidade.
Os gestores explicaram o funcionamento da unidade aos estudantes, destacando o modelo de cogestão, no qual o Estado compartilha o gerenciamento com uma empresa terceirizada.
Em seguida, os graduandos conheceram os setores administrativos, de pedagogia, terapia ocupacional, psicologia, lavanderia, enfermaria, consultório médico, jurídico, entre outros setores que compõem a estrutura organizacional do presídio.
O graduando de Direito, José Ferreira Leandro, que fez estágio no antigo presídio de Arapiraca, ficou surpreso com a qualidade da estrutura física e da organização do Presídio do Agreste. “É incomparável. Aqui, há como garantir a dignidade da pessoa presa”, declarou.
Para o professor Júlio Gomes, a visita é uma oportunidade de os estudantes conhecerem, na prática, o sistema prisional alagoano para fazer a análise entre o conhecimento adquirido em sala de aula e a realidade.
“O aprendizado não é só em sala de aula. A prática é o que nos completa”, disse. Segundo ele, a proposta é definir um calendário de visita para outros órgãos que compõem o sistema em Alagoas.
O chefe do Presídio do Agreste, Rodrigo de Lima, frisou a importância desta aproximação entre as instituições para a troca de informações e apresentação do modelo administrativo adotado pelo Governo de Alagoas para gerir a unidade.
Inaugurado há três anos, tendo registrado apenas um início de motim em junho do ano passado, o Presídio do Agreste é uma referência no Estado. A estrutura física, limpeza, disponibilização de serviços essenciais, como atendimento médico e psicológico, demonstram que a terceirização da gestão tem dado certo. “É mais fácil administrar um presídio terceirizado, porque isso reduz os trâmites burocráticos”, explicou Débora Amorim.
Últimas notícias
Cibele Moura propõe criação de atendimento específico para jovens usuários de vape em Alagoas
Foragido da Justiça por homicídio é preso ao chegar ao trabalho em Rio Largo
Arthur Lira entrega modernização de ruas e kits de apicultura em Flexeiras
Ifal Maragogi vai receber encontro regional de Computação
Foragido da Justiça se entrega à polícia após divulgação em plataforma da Segurança Pública
Casa do Autista de Maceió abre novas vagas com salários de até R$ 10 mil
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
