Assembleia promove debate sobre as políticas de apoio às micro e pequenas empresas
Por iniciativa do deputado Rodrigo Cunha (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública nesta sexta-feira, 21, para discutir políticas de apoio às micro e pequenas empresas do Estado. De acordo com Cunha, a ideia é envolver todos os atores que lidam com questões pertinentes ao setor, para então dar os encaminhamentos necessários. “Uma vez que este setor movimenta o trabalho, a economia do Estado, gera emprego e que precisa ter sempre um olhar diferenciado”, observou o parlamentar, lembrando que este ano se comemoram os 10 anos da criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Os debates fazem parte das ações da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, que, além de Rodrigo Cunha, tem como integrantes os deputados Carimbão Júnior (PHS), Leo Loureiro (PPL) e a deputada Jó Pereira (PMDB).
O deputado federal Pedro Vilela (PSDB), participante dos debates, destacou a necessidade da discussão em torno do tema, tendo em vista que permite à sociedade avaliar a situação das pequenas e microempresas no Estado de Alagoas. “No sentido de aprimoramento da legislação, de benefícios, de incentivos, para que o segmento possa continuar cumprindo seu papel”, disse o parlamentar, ressaltando que no último dia 4 foi aprovada, na Câmara Federal, a nova legislação do Simples Nacional. “A nova lei traz a modernização e ampliação dos direitos das micro e pequenas empresas, para que consigam um ambiente mais confortável, no que diz respeito aos pagamentos de tributos, à simplificação da sua tributação, ao aumento do teto de faturamento anual e à extinção das faixas que lhe impunham limites para o crescimento de forma adequada”, contou Pedro Vilela.
Representando o Sebrae Alagoas, o diretor técnico Ronaldo de Moraes e Silva, contou que o órgão tem realizado um trabalho de auxílio e apoio aos microempreendedores, desenvolvido em três linhas: políticas públicas, educação empreendedora e atendimento através de consultoria e treinamento, para quem já abriu ou pretende abrir uma empresa. “Essa iniciativa do deputado Rodrigo Cunha é fundamental, porque o Sebrae tem feito um esforço muito grande em promover a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, lei esta que vem para motivar os governos, para proteger e incentivar as pequenas empresas”, disse Moraes.
O empresário do ramo de hotelaria, André Santos, disse que nesses 10 anos de implantação da Lei Geral das Pequenas Empresas, foram observados avanços, no entanto, há muito a ser feito para melhorar o setor. “O pequeno empresário, quando começa a crescer, enfrenta muitas dificuldades, aí ele se retrai”, observou. “Alguns reclamam da legislação ambiental, das dificuldades para registro, da falta de conhecimento e de estrutura, não só na questão de qualificação de pessoal, mas principalmente financeira, para bancar os custos”, contou Santos, cobrando mais investimento e incentivos por parte do poder público.
Por outro lado, o superintendente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Andrey Gameleira, disse que o governo do Estado tem promovido mudanças, visando favorecer o micro e pequeno empreendedor, a exemplo da revitalização do Fempe (Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), a realização de seminários como o Sempex (Seminário de Promoção às Exportações), em parceria com a Fiea e o Sebrae; além de financiamentos através da Desenvolve, a agência de fomentos de Alagoas. “Além de fomentar esse segmento, ela (Desenvolve) atua na capacitação para os micro e pequenos empresários”, informou.
A audiência pública contou também com a participação de representantes e entidades dos diversos ramos do empreendedorismo do Estado.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
