Juiz determina liberdade provisória a assassino que matou Polansk, em bar
Assassino confesso, João Paulo dos Santos Silva, hoje com 22 anos, recebeu liberdade provisória. A determinação foi do juiz Jandir de Barros Carvalho, da 8ª Vara Criminal de Arapiraca. O processo foi assinado pelo juiz na segunda-feira (24). Mas, o réu responde por outro processo, também por homicídio, no município de Craíbas, e poderá não ter a liberdade concedida.
João Paulo dos Santos está preso desde o dia 5 de julho de 2014, data em que o vendedor Anderson Polansk Rocha da Silva foi assassinato dentro do Escritório Bar, no bairro Baixão, em Arapiraca.
No processo também foi indiciado pela morte do vendedor, Willames Neto dos Santos, conhecido como "Liu", entre outras pessoas que não têm os nomes citados no documento.
A decidão faz parte de uma Ação Penal Incondicionada proposta pelo Ministério Público, conforme o art. 121 do Código Penal, que trata sobre prisão e redução de pena em consequênca da morte de alguém. A defesa pugna pelo relaxamento da prisão do réu.
De acordo com o processo, o juiz Jandir de Barros entende que o réu estava preso e sequer foi conduzido à audiência de Instrução e Julgamento, que sequer teria iniciado, uma vez que ele não pode ser responsabilizado pela ineficiência do Estado".
Quando a lei determina
Na decisão, o juiz entendeu de acordo coma lei que a liberdade é regra, diante do princípio da presunção de inocência e da dignidade da pessoa humana. E que, com a demora, injustificada, do processo nem o argumento que leva em conta a gravidade do crime é suficiente para manter o assassino preso.
Neste caso, o juiz argumenta: "não há outra solução que não seja a concessão de liberdade provisória do acusado". O juiz viu, então constrangimento ilegal na prisão cautelar do acusado e, assim, determinou a imediata expedição de alvará de soltura a favor de João Paulo dos Santos.
Medidas cautelares
No entanto, o juiz Jandir de Barros Carvalho aplicou as seguintes medidas cautelares: o acusado está proibido de se ausentar da Comarca de Arapiraca, enquanto durar o processo criminal; de cometer novos delitos e será obrigado a comunicar ao juiz qualquer mudança de endereço.
Caso João Paulo dos Santos descumpra qualquer uma uma das medidas, o juiz decretará novamente a prisão preventiva dele. Caso ele ganhe, de fato, a liberdade provisória.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
