Estudantes fazem manifestação em Arapiraca contra ocupações de escolas
Estudantes entraram em confronto, na tarde desta quarta-feira (9), na frente da Escola Estudual Senador Rui Palmeira, o Premem, no bairro Capiatã, em Arapiraca, contra a ocupação de alunos que protestam com a PEC 241 e 55, além da reforma do ensino médio no país.
Com cartazes contra a ocupação e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, já aprovada na Câmara dos Deputados, e a PEC 55, em tramitação no Senado Federal, que limita o teto dos gastos públicos do governo federal, os estudantes se concentraram para tentar retirar os alunos que ocuparam o Premem.

Há informações, não oficiais, de que os estudantes quebraram o portal da escola. Pelo menos o portão principal estava fechado com corrente e cadeado. A Polícia Militar (PM) foi acionada para conter os ânimos dos estudantes que protestaram. Os policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) não permitiram que os manifestantes fechassem a rua, impedindo do fluxo de veículos na região.
O Portal 7 Segundos entreou em contato com a 5ª Gerência Regional de Educação (5ª Gere), e conversou com uma servidora identificada apenas como Patrícia que confirmou a manifestação dos alunos. Ela disse que a direção da escola vai enviar ofício para o Conselho Tutelar, Procuradoria e Ministério Público (MP). Mas, ao saber que estava conversando com o jornalista do 7 Segundos, ela desligou o telefone na cara do repórter e não repassou nenhuma outra informação.
O jornalista Fábio Lopes retornou a ligação e exigiu respeito por parte da servidora da 5ª Gere, que voltou a desligar o telefone.
Protesto na Praça Lions

Estudantes da Escola Estadual Lions Club também realizaram manifestação em protesto contra a ocupação na escola pelo mesmo motivo das demais. Os estudantes se concentraram na Praça Lions, entre os bairros Brasília e Alto do Cruzeiro, em um protesto pacífico.
Mateus Santos, de 18 anos, afirmou ao 7 Segundos que os alunos querem permanecer em sala de aula e dar continuidade ao ano letivo. A mesma ideia é compartilhada pelo estudante Luciano Lopes, de 17 anos.
"Estamos reunidos porque temos também o direito de termos aula e não podemos ter o ano letivo prejudicado por causa da ocupação na escola", apelou Mateus Santos.
Com cartazes, os alunos da Escola Lions Club afirmaram que a ocupação não representa eles.
O estudante Jonas Virtuoso Ferreira, de 17 anos, disse que haveria uma votação pela ocupação ou não à escola. O que não aconteceu.

"Houve a invasão de alunos que não aceitaram a votação e invadiram a escola e estão nos prejudicando porque não haverá aula hoje e não sabemos até quando agora", desabafou Jonas Ferreira.
Os alunos denunciaram que há também alunos de outras escolas e até representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Lidiane de Paiva, de 16 anos, disse que a invasão ocorreu na manhã desta quarta-feira sem que houvesse a votação dos três turnos da escola.
Assista ao vídeo em que os estudantes fazem grito de "guerra": "Desocupa Já!":
Últimas notícias
Suspeito de tentativa de homicídio em Arapiraca é preso durante ação do Pelopes e Rocam
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
