Com baixa vazão, salinização do Velho Chico avança e afeta o abastecimento de Piaçabuçu

A nova redução da vazão do Rio São Francisco de 750m³/s para 700m³/s agravou a situação do abastecimento de Piaçabuçu. É que, com o avanço da cunha salina, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) voltou a ter dificuldades em realizar o tratamento da água.
A Casal havia adotado, desde junho, um regime de captação favorecendo os horários de maré baixa. De acordo com o vice-presidente de Gestão Operacional da companhia, Francisco Beltrão, essa medida foi tomada para que o líquido tratado e distribuído tivesse um teor mínimo de salinização. A redução mais recente, contudo, fez a salinização do rio se agravar.
Para solucionar o problema de abastecimento definitivamente, a Casal elaborou um projeto de ampliação da estação de captação e da estação de tratamento de água (ETA) que atendem ao município. A proposta também prevê a implantação de um reservatório pulmão. Com as novas instalações, a companhia ampliará o bombeamento, a reservação e o tratamento de água de modo a compensar o período em que o sistema é paralisado devido ao excesso de sal no rio São Francisco. O projeto foi encaminhado ao Ministério da Integração Nacional. A Casal aguarda agora a aprovação dos recursos para a realização das obras.
Como medida de curto prazo, a empresa intensificou o monitoramento dos níveis de sal contido na água do rio e solicitou à Defesa Civil Estadual a disponibilização de carros-pipa para reforçar o abastecimento de Piaçabuçu.
No transcorrer de 2016, a Chesf operou duas reduções majoritárias na vazão do rio São Francisco. A primeira, efetuada no primeiro semestre do ano, fixou o nível do rio em 800 m³/s. A redução mais recente teve início em 21 de novembro — quando a vazão foi reduzida a 750 m³/s. Na última segunda-feira (12), a vazão foi mais uma vez diminuída em 50 m³/s, passando para 700 m³/s.
De acordo com a Chesf, a medida foi tomada em decorrência da diminuição do nível da barragem do Sobradinho, na Bahia. Segundo a empresa, o reservatório chegou a 6% da sua capacidade total de armazenamento.
Últimas notícias

Grupo Coringa informa que velório de Dona Helena terá início neste sábado (15) às 15h00 no Previda

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
