Patrimônio

Deficientes com mobilidade reduzida vão protestar na Câmara por terreno de associação

Por 7 Segundos com 7 Segundos 27/12/2016 13h01
Deficientes com mobilidade reduzida vão protestar na Câmara por terreno de associação
Câmara de Vereadores de Arapiraca - Foto: Ilustração

A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Arapiraca (CMA) será marcada por um protesto de cadeirantes, outros deficientes com mobilidade reduzida e membros da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), previsto para as 19 horas desta terça-feira (27), no Centro de Arapiraca.

De acordo com o presidente da Adfima, Adriano Targino, os nove membros da associação vão estar presentes com a participação de cinco cadeirantes e dezenas de deficientes com mobilidade reduzida para protestarem contra a falta de aprovação dos vereadores da doação de um terrono para a construção da sede própria da entidade.

"Desde o início da gestão da prefeita Célia Rocha que nós da Adfima lutamos pela concessão de um terreno para que possamos construir uma sede própria, mas os vereadores até hoje não aprovaram essa medida", afirmou Adriano Targino.

O presidente da associação disse, ainda, que em março deste ano a Câmara de Vereadores recebeu documentos de três entidades para doação de terreno, entre elas a dos deficientes físicios e mentais de Arapiraca.

Ele afirmou que em outubro a Câmara aprovou a doação de terreno da Associação dos Portadores de Transtorno Autístico do Agreste de Alagoas (APTAA) e neste mês saiu a doação do terreno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

"Só a nossa associação que não foi contemplada com a doação de um terreno porque os vereadores ficaram protelando e não sabemos a razão disto. Então vamos reivindicar de forma pacífica nessa última sessão do ano", argumentou Adriano Targino.

Atualmente a Adfima funciona em três imóveis alugados e um em concessão de uso para os serviços de ecoterapia. De acordo com o presidente, a entidade atende cercade 700 pessoas. 

"Hoje nós temos uma equipe multiprofissional com fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, clínico geral, assistentes sociais, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, professores de música e de educação física, mas não temos uma sede própria que é de uma importância muito relevante para todos nós", concluiu Adriano Targino.

Histórico

A Adfima foi criada em 29 de maio de 1989, e nasceu da necessidade de lutar pelos direitos das Pessoas com Deficiência.

A partir de sua fundação, em 1989, até a presente data, a ADFIMA passou de "Entidade Assistencial" para "Entidade Profissionalizada“. Hoje são ofertados serviços de Reabilitação Física e Intelectual, e serviços nas áreas cultural, educacional, profissional e esportiva, atendendo mais de 700 pessoas com deficiência, permanentes e/ou temporárias.

A ADFIMA vem se destacando no município de Arapiraca junto a diversos órgãos, com a Comissão Permanente de Acessibilidade vem atuando no sentindo de garantir acessibilidade nos equipamentos públicos e privados da cidade de Arapiraca, para isso vem realizando encontros, reuniões e manifestações públicas com o objetivo de sensibilizar à população.