De cada 3 novos desempregados no mundo em 2017, 1 será brasileiro, diz OIT

O Brasil responderá por mais de um terço dos novos desempregados que vão surgir em 2017 no mundo todo, com 1,2 milhão de pessoas a mais que perderão seus trabalhos, reforçando o cenário de que a economia brasileira ainda patina para começar a se recuperar.
Os dados são da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê que existirão 3,4 milhões de desempregados a mais no mundo neste ano, levando o total para mais de 200 milhões.
No documento, a OIT chamou a atenção para a deterioração do mercado de trabalho brasileiro, onde a "recessão mais profunda que o esperado em 2016 vai continuar a ter efeitos em 2017".
Enquanto no mundo a taxa de desemprego deverá subir 0,1 ponto percentual, para 5,8%, no Brasil essa alta será de quase 1 ponto, passando de 11,5%, em 2016, para 12,4%, em 2017, projetou a OIT.
Para 2018, a expectativa é de que o desemprego continue subindo no país, com 200 mil pessoas a mais sem uma vaga, para um total de 13,8 milhões de brasileiros.
Na América Latina e Caribe, ainda segundo dados da OIT, 1,5 milhão de pessoas vão perder seus empregos neste ano, somando 26,6 milhões de desempregados. Em 2018, esse número subirá para 27,1 milhões.
Dados do final de 2016 mostram que a atividade econômica no Brasil não deu sinais consistentes de retomada, o que deixa a recuperação esperada para este ano sob pressão.
A estimativa de crescimento para 2017 na pesquisa Focus do Banco Central é de apenas 0,5%, depois de recuo de 3,49% esperado para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2016.
Veja também
Últimas notícias

Parte de prédio desaba no município de Viçosa

Mulher de Amado Batista diz que tinha esquecido o quanto era feia

Governador autoriza construção de novas unidades educacionais em União dos Palmares

Justiça solta homem que quebrou relógio histórico em atos golpistas

Turismo e mudança climática: adaptações e estratégias dos destinos mais vulneráveis

Por iniciativa de Cabo Bebeto, ex-ministro Gilson Machado é agraciado com título de Cidadão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
