Alagoas

Funcionários da Fábrica da Pedra realizam manifestação contra o fechamento da indústria

A empresa é a principal fonte de renda da população local

Por 7 Segundos com informações de Radar 89 23/01/2017 16h04
Funcionários da Fábrica da Pedra realizam manifestação contra o fechamento da indústria
Funcionários e ex-funcionários da Fábrica da Pedra realizam manifestação contra o fechamento da indústica - Foto: Radar 89

Funcionários e ex-funcionários da Fábrica da Pedra, localizada no município de Delmiro Gouveia, Sertão alagoano, promoveram uma manifestação nesta segunda-feira (23), na frente da empresa e pelas ruas da cidade, contra o fechamento da indústria.

Centenas de pessoas foram às ruas com cartazes reivindicando a continuidade dos serviços da fábrica, que hoje é a principal fonte de renda do município sertanejo.

Em abril do ano passado, a empresa anunciou o corte de quase 600 funcionários para reduzir as despesas. À época, o gerente da  empresa, Luiz Anhaguera Lessa, afirmou ao Portal 7 Segundos, que a crise financeira foi consequência de uma dívida milionária com a eletrobras.

De acordo com  ele, em vez de pagar a energia elétrica, o dinheiro foi designado para pagar os funcionários. Naquele ano, a energia foi cortada e as atividades suspensas. Cerca de 250 funcionários tiraram férias coletivas por ordem da gerência até que a conta fosse debitada.

Segundo informações de um portal de notícias local, o governador Renan Filho se reuniu com o prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo para discutir o futuro da fábrica. Às 18h de hoje haverá uma nova reunião junto com integrantes do Grupo Carlos Lyra, responsável pela fábrica.

A Fábrica da Pedra Fiação e Tecelagem foi fundada em 1914, com o nome Cia Agro Fabril Mercantil, por Delmiro Gouveia. Pertencente ao Grupo Carlos Lyra, a empresa é a principal fonte de renda da população da cidade e confecciona peça de cama, mesa e banho. A fábrica também é referência na agroindústria de açúcar e fertilizantes.