Política

Ministro do STJ, Humberto Martins, visita Arapiraca e afirma que não concorre à vaga de Teori

Por 7 Segundos 26/01/2017 14h02
Ministro do STJ, Humberto Martins, visita Arapiraca e afirma que não concorre à vaga de Teori
Visita do ministro Humberto Martins do STJ ao prefeito Rogério Teófilo - Foto: 7 Segundos

Em visita a Arapiraca, no Agreste de Alagoas, o prefeito Rogério Teófilo recepcionou o ministro e presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, na tarde desta quinta-feira (25), em solenidade de honra e simples, no Centro Administrativo. Na ocasião, o ministro afirmou que não concorre a vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), vítima de acidente aéreo, no Rio de Janeiro.

Durante a solenidade na sala de reuniões, o prefeito Rogério Teófilo frisou que a solenidade de honra era tão simples quando a convivência que ele teve com o ministro ainda na adolescência, quando estudaram juntos, em Arapiraca.

"O ministro chegou aqui em 1969 e foi morar em um hotel da cidade. A minha mãe, Thereza Auto Teófilo, (in memória), foi até o hotel e levou as roupas deles lá pra casa", lembrou Rogério Teófilo com emoção.

Para marcar a passagem do ministro por Arapiraca, o prefeito o presenteou com uma placa simbólica e uma fotografia registrada há 42 anos com a presença dos irmãos Rogério e Ricardo Teófilo, o atual ministro, Humberto Martins e o atual superintendente da SMTT de Arapiraca, Jodelmir Pereira.

Em seu pronunciamento, o ministro Humberto Martins elogiou o amigo e disse que Rogério Teófilo vestiu a camisa do povo e vai superar qualquer dificuldade à frente da administração de Arapiraca, honrando o caráter da família e da educação que ele teve.

"Eu tenho esperança em um mundo mais humano e que todos sejam reconhecidos como irmãos. E que Deus vai iluminar os nossos gestores para que possam legislar em favor do povo, do coletivo e não do individual e Rogério Teófilo tem o dom de administrar com amor e humildade', disse o ministro.

Ele agradeceu a presença de todos à solenidade como juizes federais, promotores, procuradores, defensores públicos, vereadores, secretários municipais e servidores públicos da prefeitura.

"Eu sempre que venho a Alagoas, venho a Arapiraca que é a minha terra, minha cidade e a minha paixão e não poderia deixar de visitar o meu amigo que hoje é o prefeito da nossa cidade, meu amigo Rogério Teófilo", disse o ministro.

Estiveram presentes à solenidade a vice-prefeita Fabiana Pessoa, a presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Profa. Graça, entre outras autoridades.

Vaga de Teori

Houve rumores de que o ministro Humberto Martins estaria cotado para assumir a vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo. Sobre esta possibilidade, o ministro afirmou que não concorre à vaga.

"As coisas são desígnas de Deus e o tempo de Deus não é o tempo dos homens. Mas, o Teori foi um juiz ímpar, corajoso, competente, sensível, mas sobretudo um juiz humano de elevada capacidade jurídica e o Brasil perdeu com a morte dele", disse o ministro Humberto Martins.