Educação já recebeu mais de 18 mil solicitações de certificado para o Enem
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já recebeu solicitação de certificado de mais de 18 mil pessoas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e mesmo quem não declarou esta intenção quando se inscreveu pode requerer o ?documento, desde que tenha atingido a pontuação necessária.
Desde o último dia 23, a Seduc recebe a solicitação de emissão do certificado dos candidatos que alcançaram a pontuação exigida. Além de ser um passaporte direto para o ingresso para a universidade, o Enem tem ajudado muitos jovens e adultos na busca pela certificação de conclusão do Ensino Médio.
Para pedir a certificação no Enem é preciso atender a alguns critérios: ter 18 anos completos até o dia 5 de novembro (data do primeiro dia de provas do Enem) e ter atingido a pontuação mínima de 500 pontos na Redação e 450 pontos em cada uma das quatro áreas do exame - Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Pontuações obtidas no Enem a partir de 2012 também são válidas.
Atendimento
O atendimento para a emissão do certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Enem acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h na sala 13 da Supervisão de Orientação e Inspeção Escolar da Seduc, na Escola Estadual José da Silva Correia Titara, no Cepa, em Maceió. Para quem mora no interior, o procedimento pode ser realizado na Gerência Regional de Educação (Gere) mais próxima.
De acordo com a inspetora da Seduc Joseane Freitas, os certificados são emitidos em até 45 dias após a solicitação. “A demanda tem sido grande neste primeiro momento, gerada principalmente pela abertura do Sisu [Sistema de Seleção Unificada] e outros vestibulares. Até o momento, quase 300 pessoas já fizeram a solicitação, mas não existe prazo para requerer”, explicou.
Oportunidade
Este critério do Enem para certificação, reconhecido pelo Ministério da Educação e validado pelas Portarias INEP nº 179, de 28 de abril de 2014, e Seduc/AL nº 025, de 23 de janeiro de 2017, tem representado excelente oportunidade para estudantes e também para quem estava fora da sala de aula há mais tempo. É o caso de Genilson Firmino Noia, de 45 anos, morador da cidade de São Miguel dos Campos, que tentou três vezes o Exame.
“Há mais de dez anos não frequento a escola desde quando concluí a 8ª série [do Ensino Fundamental]. Sempre tive vontade de voltar a estudar, mas não tinha tempo. Estou muito feliz e agora sei que tenho tempo”, declara Genilson, que pretende agora fazer um curso técnico.
Tempo também é o fator determinante para os jovens estudantes buscarem esta alternativa. Paulo Márcio Tenório de Cerqueira, Joice Alves Gaia e Maria Eduarda Jaques, todos alunos de cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), requereram o certificado pelo desempenho no Enem. “O curso ainda está em andamento e, para não perder o prazo da matrícula da Universidade, estou fazendo este requerimento”, justifica Joice, que, no momento, está concluindo o curso técnico em Edificações.
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
