Arapiraca

Rotary Club de Arapiraca completa 50 anos com um saldo de creches, escola e ações sociais

Por 7 Segundos 26/01/2017 17h05
Rotary Club de Arapiraca completa 50 anos com um saldo de creches, escola e ações sociais
Creches, escolas, doações, campanhas e muitas outras ações comunitárias estão carimbadas no currículo da associação - Foto: Cortesia'

Meio século de filantropia e solidariedade é o que marca a história do Rotary Club Arapiraca, que completa, nesta quinta-feira (26), 50 anos de existência. Creches, escolas, doações, campanhas e muitas outras ações comunitárias estão carimbadas no currículo da associação, fundada em 1967 com o intuito de levar ajuda à população mais carente e promover o companheirismo entre as pessoas.

Para comemorar, associados promovem um baile especial ao cinquentenário na AABB Arapiraca, com uma apresentação do Coral Söns e Dons e a super Banda Time Machine.

Atualmente, o clube conta com 35 associados e já tem contabilizado um saldo de duas creches, uma escola, campanhas de saúde pública, como contra a Hepatite C, e contribuição para doações na brinquedoteca no Instituto Médico Legal de Arapiraca.

O clube mantém as creches Geraldo Silva, localizada no bairro Canafístola, onde atende cerca de 100 crianças; e outra do lixão no bairro Maçaranduba, com 140 crianças beneficiadas.

Com a ajuda do clube, em parceria com o município de Arapiraca, a escola Walter Bezerra Lima foi construída, para atender alunos até a 5ª série do Ensino Fundamental. Recentemente, a escola foi agraciada com um prêmio pelo governo do estado por estar entre as melhores escolas do Agreste alagoano, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Nosso clube tem um banco de cadeira de rodas para pessoas com necessidades, que podem pegar de forma gratuita, realizamos arrecadação de brinquedos para o IML de Arapiraca para crianças vítimas de abusos sexuais, concursos na escola, como o de redação, e outras ações”, destaca o presidente da Associação, Cláudio Canuto.

Para o presidente, a existência de 50 anos do clube demonstra a força que ele tem e como a associação está consolidada no município de Arapiraca.

“É um clube importante porque tem vários segmentos da sociedade, como magistrados, procuradores de justiça, advogados, médicos, engenheiros, empresários, vários companheiros de diversas áreas da sociedade e que deixam um pouco o trabalho e a família, para se reunir e debater as questões relacionadas ao município, à sociedade e fazer essas ações em favor dos mais necessitados”.

Rotary Club de Arapiraca

O clube de Arapiraca foi criado pelo palmeirense, Juca Sampaio, fundador do Rotary Club de Palmeira dos Índios. O Rotary Club existe em mais de 200 países, com mais de dois milhões de membros, denominados rotarianos.

As ações em Arapiraca são financiadas tanto pelo Rotary Club Internacional, por meio de projetos, como por recursos dos próprios associados. Além disso, eles contam com a ajuda de patrocínios do comércio local, leilões, feijoadas e realizações de festas beneficentes.