Acidentes

Prefeitura de Arapiraca recolhe mais de 426 toneladas de lixo em janeiro

Por 7 Segundos com Assessoria / Prefeitura de Arapiraca 30/01/2017 14h02
Prefeitura de Arapiraca recolhe mais de 426 toneladas de lixo em janeiro
Prefeitura recolhe mais de 426 toneladas de lixo em 15 dias - Foto: Assessoria

Só na primeira quinzena de janeiro a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, retirou mais de 426 toneladas de lixo da cidade. Mas, ainda, tem muito mais para fazer.

Os serviços de coleta de entulhos, metragem e restos de lixo que a população joga em terrenos baldios e até em lugares inadequados já resultou na retirada de 426.870 mil quilos de lixo, o equivalente a 426 toneladas de lixo em tão pouco tempo e nos bairros Novo Horizonte e São Luiz.

As equipes da Superintendência de Limpeza Pública, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, estão trabalhando diariamente para limpar a cidade.

De acordo com a secretária de Serviços Públicos, Vanessa Sampaio, uma das maiores dificuldades encontradas é com a conscientização da população que joga qualquer tipo de lixo em locais não apropriados e o que é pior, inadequados.

"Nossas equipes têm recolhido esse material em terrenos baldios e alguns deles estão cercados e com placas de 'Proibido jogar lixo', mas a população não está respeitando e coloca lixo nesses pontos mesmo assim", afirmou Vanessa Sampaio.

A secretária ressaltou que as pessoas precisam contribuir com a prefeitura e colocar o lixo nos locais adequados e indicados pelo órgão público.

Ela informou que em 20 bairros da cidade há pontos de lixo, além dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV's), para o descarte de entulho ou metralha, que é resíduo de construção ou demolição.

"Precisamos da colaboração de todos para que possamos ter uma cidade limpa e o lixo seja colocado em seu devido lugar. Assim, evitaremos desgaste das equipes que recolhem esse material e todos fazem a sua parte jogando o lixo nos locais apropriados", disse Vanessa Sampaio.

Doenças

O lixo jogado em locais inadequados passa mais tempo para as equipes da prefeitura recolhê-lo. Além dessa, outra preocupação da secretária de Serviços Públicos é com doenças. Ela lembra que todos não estão livres da dengue, da chikungunya e da zica, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

"Com o lixo colocado em lugares inadequados a proliferação do mosquito é ainda maior. Por isso temos essa preocupação para que a população não seja, também, prejudicada. Com a ajuda de todos evitamos também essas doenças que ainda existem em nossa cidade", alertou Vanessa Sampaio.