Alagoas tem o melhor incentivo fiscal do Nordeste, atesta Prodesin
Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado garante isenção de 92% de ICMS em todo território
Prospectar, superar adversidades e crescer. Com essas prerrogativas, Alagoas definiu sua estratégia para a criação do Programa do Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin) e se tornou, desde 2016, o Estado com o melhor incentivo fiscal do Nordeste.
Atraída por esse cenário, a BHR Indústria e Comércio de Produtos, do segmento químico, investiu R$ 22 milhões em Alagoas e deve inaugurar sua unidade no segundo semestre deste ano, no Polo Multifabril de Marechal Deodoro.
“Três fatores foram fundamentais para que a BHR instalasse uma unidade em Alagoas: o incentivo fiscal oferecido pelo Estado, extremamente competitivo; a proximidade da nossa matéria-prima da melhor qualidade, com a soda cáustica produzida pela Braskem; e, claro, o atendimento do Governo do Estado através da Sedetur, que nos apoiou e nos tratou como verdadeiros parceiros”, afirmou o empresário Alejandro Hita.
O Programa do Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas reduz em 92% o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados em todo território alagoano, além do diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo, sobre a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.
Para se ter uma ideia, o benefício fiscal na região metropolitana de Pernambuco é de 75%, oferecendo um desconto maior do que Alagoas (95%) apenas na região do Sertão, um território ainda sem infraestrutura adequada para a instalação de indústrias.
Melhor lugar
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Helder Lima, os incentivos fiscais oferecidos em Alagoas, aliados ao trabalho de prospecção realizado pela Sedetur, à segurança jurídica e à celeridade dos processos, tornam o Estado o melhor lugar para se investir no Nordeste.
“Com o Prodesin, Alagoas se tornou o Estado com melhor incentivo fiscal do Nordeste, uma vez que o desconto de 92% é aplicado em todo território. Esse fator é fundamental para a geração de emprego e renda para centenas de alagoanos”, afirmou Helder Lima.
A celeridade nos processos de abertura de empresas também é marca do Estado. Com a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em todos os municípios, projeto administrado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), o empresário que deseja abrir um negócio realiza a consulta de viabilidade de endereço e solicita alvarás referentes à prefeitura de forma on-line, por meio do portal Facilita Alagoas, com o tempo máximo de 48 horas, para abertura, baixa ou alteração cadastral.
Além da BHR Indústria e Comércio de Produtos, está prevista para 2017 a inauguração de mais sete indústrias no Estado, que somam mais de R$ 100 milhões em investimentos e cerca de 2.400 novos postos de trabalho.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
