Arapiraca

Fotos de carros clonados em Arapiraca viralizam nas redes sociais

Por 7 segundos 04/03/2017 07h07
Fotos de carros clonados em Arapiraca viralizam nas redes sociais
Internauta flagra carros clonados no Centro de Arapiraca - Foto: Cortesia

É de conhecimento de todos que Arapiraca é famosa por ser terra de Manoel André, terra do fumo, terra do ouro verde e Alvinegro arapiraquense. Outro fato que está repercutindo na maior cidade do interior de Alagoas são as fotos de dois carros clonados na cidade. Coincidência ou não, os veículos são da mesma montadora, da japonesa Toyota.

O primeiro é de um automóvel de luxo Corolla preto XEI, de placa PAI 5810. Neste caso, um internauta flagrou os dois veículos próximo à Praça Ceci Cunha, no Centro de Arapiraca e publicou a foto nas redes sociais, que foi viralizada rapidamente.O segundo veículo que foi flagrando com a clonagem de placa é um Etios SD XLS branco de placa ORG 3134. Segundo dados oficiais do Departamento de Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), somente em 2016, 67 automóveis tiveram as placas clonados no Estado.

o processo aberto, o Detran/AL orienta o proprietário do veículo a fazer uma vistoria eletrônica para fins de comprovação que o veículo é lícito. Após a comprovação, é enviado um ofício para os órgãos autuadores informando a comprovação do veículo original e solicitando a verificação da autuação para saber se realmente não ocorreu algum erro. Caso a seja comprovado a clonagem do veículo, todos os órgãos que fazem parte da segurança pública são informados. Em 2015, 48 carros tiveram as placas clonadas em Alagoas. No ano passado, esse número aumentou para 67. Nos três primeiros meses de 2017, 7 casos de veículos chegou ao Detran/AL”, revelou.

O Detran/AL recomenda que o primeiro procedimento quando um condutor tem a suspeita de que o seu veículo foi clonado, é se dirigir até a sede, localizada no Tabuleiro dos Martins, parte alta de Maceió, e abrir um procedimento junto ao protocolo do órgão para iniciar a apuração.

De acordo com a chefia de controle de veículos, infelizmente o Detran/AL não tem o número preciso de quantos veículos com a placa clonada estão circulando em Alagoas. “O que o órgão possui na base de dados, são a quantidade de processos abertos junto ao órgão por suspeita de clonagem. Vale ressaltar que esta informação, só chega até o Detran/AL quando o condutor recebe alguma infração em um lugar que ele nunca esteve. Daí o condutor se dirige até o setor de protocolo do órgão para iniciar a apuração”.

Segundo o chefe de controle de veículos do órgão, o condutor recebe a informação de que está com um veículo clonado, ou por meio de visualização ou através de notificação de alguma infração que chegou até a ele em um lugar que ele não esteve circulando.