Saúde

Quanto mais colorida, maior é a qualidade da refeição, afirma nutricionista do HGE

Por 7 segundos com Agência Alagoas 12/03/2017 09h09
Quanto mais colorida, maior é a qualidade da refeição, afirma nutricionista do HGE
Ideal é um cardápio colorido, repleto de vegetais, frutas, líquidos e fibras. - Foto: Assessoria

“Quanto mais colorida, maior é a qualidade da refeição”. A afirmação é da nutricionista Graça Cavalcante, que durante palestra realizada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, apresentou a necessidade de um cardápio colorido, repleto de vegetais, frutas, líquidos e fibras.

Para a profissional, fortalecer a imunidade para proteger o organismo é a ordem. Por isso, Graça Cavalcante sugere o consumo de frutas, como melancia, tangerina, maçã e banana. Já no caso dos vegetais, devem ser explorados a couve-flor, brócolis, alface e tomate, além das raízes, como inhame, macaxeira e cenoura.

“Se na correria não conseguir preparar algo em casa, na lanchonete vale consumir água de coco e suco de polpa de frutas. É preciso evitar o açúcar, assim como o consumo excessivo do adoçante. Nós precisamos investir no hábito de consumir frutas sem qualquer adicional”, destacou a profissional.

Frituras, carnes gordas, produtos industrializados e a maioria dos sorvetes devem ser excluídos da dieta. “O direcionamento é prevenir doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e as dificuldades da menopausa. O inhame, a macaxeira e a batata doce podem ser grandes aliados. Sugiro de preparo para lanches utilizar a banana amassada com aveia, ou o iogurte com aveia, além do leite desnatado com aveia e canela”, indicou Graça Cavalcante.

As dicas foram repassadas para os servidores do HGE, durante a palestra idealizada pelo Setor Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), ligado à Gerência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Entretanto, segundo a nutricionista, “as dicas são universais e devem ser seguidas por todos que desejam ter uma vida saudável e a saúde sempre em dia”, disse.