Sem apoio, Instituto de Criminalística de Arapiraca poderá não ser inaugurado
Previsto para ser entregue em novembro do ano passado à população arapiraquense com serviços que iriam beneficiar não só a Região Agreste, mas a do Sertão de Alagoas também, o Instituto de Criminalística (IC) não será mais inaugurado pelo governo do Estado por falta da contrapartida da Prefeitura de Arapiraca.
A notícia veio à tona nesta sexta-feira (10), em Maceió, durante a entrega do laboratório de DNA do IC. Com esta informação, o governo afirmou que vai entregar o imóvel na Rua Miguel Correia de Amorim (antiga Avenida Norte), para não pagar mais o aluguel.
O diretor-geral da Perícia Oficial do Estado, Manoel Melo Filho, afirmou que não tem motorista próprio nem funcionários administrativos e existia a necessidade de a Prefeitura de Arapiraca ceder esses funcionários.
"Estamos a meses com este imóvel pronto e não tem essa contrapartida. Vamos adiar o sonho de interiorizar o núcleo do IC em Arapiraca", afirmou Manoel Filho.
O governador Renan Filho disse que vai voltar a conversar com o município, uma vez que o estado é mais burocrático para contratar pessoal.
"Se não tiver jeito, eu vou dar um jeito de contratar pelo estado", frisou Renan Filho.
Imóvel alugado e contrato em vigor
Para que o município de Arapiraca tivesse um núcleo do Instituto de Criminalística (IC), o governo do Estado alugou uma casa, no bairro Baixão, próximo à Central de Polícia Civil, por R$ 2.500 e o contrato ainda está em vigor.
Além dos gastos com pintura, troca das instalações elétricas e hidráulicas, compra de móveis, ar-condicionados e equipamentos de informática.
Sem o IC, 52 cidades do Agreste e do Sertão deixarão de ser atendidas. O órgão iria funcionar 24 horas com duas equipes de plantão com profissionais da reserva técnica, composta por 12 peritos criminais e 18 profissionais para os setores técnico e administrativo.
Para o presidente da Associação Alagoana de Peritos em Criminalística (AAPC), Paulo Rogério, o ganho principal com o núcleo do IC em Arapiraca seria a rapidez do atendimento no local do crime.
"Quanto mais rápido se faz a informação no lcoal do crime, leva-se para o delegado e mais rápido de tem uma resposta da investigação", explicou Paulo Rogério.
O IC de Arapiraca iria desafogar o trabalho na sede do órgão, em Maceió. Por outro lado, o governador afirmou que não tem previsão para convocar os peritos aprovados no concurso do Estado.
"Tem muitas reservas técnicas, mas temos que convocar organizadamente e hierarquizando sempre pela necessidade do cidadão. A próxima convocação será para os aprovados da Uncisal", concluiu Renan Filho.
Sem comunicação oficial
O Portal 7 Segundos entrou em contato com a Coordenadoria Geral de Comunicação, da Prefeitura de Arapiraca, para obter resposta sobre a contrapartida do município para o funcionamento do Instituto de Criminalística do Agreste.
Em nota, a Prefeitura de Arapiraca afirmou não existir um termo que exija do município a contrapartida para a instalação do Instituto de Criminalística (IC) na cidade. No entanto, a prefeitura entende que o trabalho deve ser feito em parceria.
A assessoria de comunicação da prefeitura disse, ainda, que a minuta encaminhada pela direção do IC está sendo estudada para que as solicitações feitas pelo órgão estadual sejam atendidas e que a Prefeitura de Arapiraca não oficializou nenhuma comunicação com a direção do IC e desconhece as exigências relatadas em uma reportagem da TV Ponta Verde (SBT), divulgada na última sexta-feira (10).
Veja a nota da Prefeitura de Arapiraca na íntegra:
Apesar de não existir termo que exija do município contrapartida no caso da interiorização do Instituto de Criminalística (IC), a prefeitura entende que o trabalho deve ser feito em parceria.
A minuta encaminhada pela direção do IC à prefeitura ainda está sendo estudada para que as solicitações feitas pelo órgão sejam atendidas da melhor maneira possível.
Vale explicar, portanto, que a prefeitura de Arapiraca não realizou nenhuma comunicação oficial com a diretoria do IC sobre o assunto, e que desconhece as informações divulgadas em uma reportagem da TV Ponta Verde (SBT), que foi ao ar na última sexta-feira (10).
Últimas notícias
Homem é morto a tiros e suspeito é preso em flagrante no bairro Mangabeiras, em Arapiraca
Lula diz que citou Bolsonaro em reunião com Trump: "É passado"
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
