Colecionador arapiraquense é homenageado por dedicar sua vida aos minerais
Um autodidata, com a vida dedicada aos minerais desde sua mocidade, seu Eraldo de Lima Silva, 85 anos, estudou e pesquisou sobre esses materiais nas jazidas de Arapiraca, no agreste alagoano. Ele espalhou essa paixão entre os cinco filhos e a esposa, e eternizou parte de seu acervo pessoal doando peças ao setor de Geologia do Museu de História Natural (MNH) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
No último Fim de Semana no Museu, seu Eraldo recebeu uma homenagem pela contribuição com o acervo do MHN e pelos estudos na área. Ao lado da família, acompanhou tudo com olhar atento e com seu bom humor de sempre.
Na ocasião, sua história foi contada por um de seus filhos. Influenciado pelo pai, Jamerson Cavalcante de Lima também se encantou pelos minerais. “De certa forma o legado dele, que foi um precursor em Arapiraca, acaba ficando para que outros possam despertar e estudar esses minerais. Também permite o acesso a esses materiais que passaram a fazer parte da nossa história”, comentou.
Para o professor Jorge Luiz Lopes, diretor do MHN e responsável pelo setor de Paleontologia, a homenagem é simbólica, diante da amizade cultivada desde que começou a parceria. “O seu Eraldo colecionou parte daquilo que ele sempre foi apaixonado e tem nos dado a honra e satisfação de receber esse material que ele constituiu em toda sua vida”, disse emocionado.
Doações
A ideia de doar parte de seu acervo ao MHN surgiu quando Jamerson e professor Jorge se conheceram em expedições por cavernas baianas e, em seguida, tornaram-se vizinhos. Após contar ao paleontólogo a respeito do acervo e de todo o cuidado de seu Eraldo com os minerais, despertou a curiosidade de conhecer o que o colecionador arapiraquense tinha guardado durante todos esses anos.
“Eu toquei no assunto e ele [Jorge Lopes] se interessou em conhecer o acervo. Quando ele viu tudo o que tinha, propôs ao meu pai, que essas coisas ficassem expostas no museu. Então ele fez a doação de alguns maquinários de lapidação e minerais, que estão sob a guarda do MHN”, explicou Jamerson.
Professor Jorge conta que o sentimento que seu Eraldo tem por esse tipo de material é algo em comum entre eles. “Ele tem uma paixão por algo que também mexe muito com a gente, que é o amor pelos minerais, pelas rochas. É uma pessoa que dedicou parte do seu tempo a estudar, voluntariamente, buscar e procurar os minerais”, destacou.
Veja também
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
