Cidades

Após pronunciamento do vereador Moisés Machado, Samu terá mais ambulâncias em Arapiraca

Por Assessoria 30/03/2017 11h11
Após pronunciamento do vereador Moisés Machado, Samu terá mais ambulâncias em Arapiraca
Samu em Arapiraca - Foto: Divulgação

O vice-presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Moisés Machado (PDT), utilizou a tribuna da Casa para solicitar que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibilizasse mais uma ambulância para atender a população de Arapiraca, que não pode ficar penalizada.

Após o pronunciamento do vice-presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Moisés Machado (PDT), o diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Arapiraca, Lucas Amaral, o serviço irá disponibilizar mais uma ambulância à população arapiraquense nesta quinta-feira (30).

Moisés Machado utilizou a tribuna da Casa, na noite de terça-feira (28) esclarecendo que o serviço de emergência e urgência do Samu é de suma importância para salvar vidas na segunda maior cidade do interior de Alagoas, que hoje tem mais de 230 mil habitantes.

O vice-presidente da Câmara Municipal declarou que apenas uma ambulância em funcionamento não seria suficiente para atender a demanda da população.

"Este é um serviço essencial à nossa população e não podemos admitir que apenas uma ambulância esteja a serviço de todos os habitantes desta cidade. Então solicitei ao diretor do Samu, doutor Lucas Amaral, que providenciasse mais uma ambulância e que agilizasse o conserto das outras quatro que estão em manutenção mecânica", afirmou Moisés Machado.

Pacientes atendidos

Segundo o diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o médico Lucas Amaral, afirmou que mesmo com quatro ambulâncias em manutenção mecânica, nenhum paciente em estado grave deixou de ser atendido pelo serviço em Arapiraca.

Lucas Amaral disse também que o Samu conta com duas ambulâncias em atendimento e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para serviços primários, isto é, de ocorrência em via pública diariamente, mas que fica na sede do órgão, no bairro Jardim Tropical, para eventuais atendimentos.

"Estamos recebendo nesta quinta-feira mais uma ambulância que vem de Maceió para contribuir com os serviços de Arapiraca que tem uma demanda muito alta", ressaltou ele.

O diretor do serviço de urgência também confirmou que o Samu de Arapiraca irá receber mais duas ambulâncias na próxima segunda-feira (3)

Lucas Amaral ressaltou, sobretudo, que o Samu também tem o apoio e a parceria do Corpo de Bombeiros, do 7º Grupamento de Bombeiro Militar (7º GBM), em situações de acidente.

"Em casos de acidentes como o que ocorreu ontem na AL-114 entre uma carreta e uma van, o Corpo de Bombeiros foi acionado e mandamos uma ambulância do Samu também para o local para socorrer as vítimas. Todos foram atendidos", observou.

O diretor do Samu declarou que a população já está acostumada a utilizar o serviço do Samu para qualquer tipo de ocasião. No entanto, ele faz uma ressalva e diz que muita gente liga para levar uma grávida ou uma pessoa que está vomitando para o hospital e aciona a ambulância, onde deveria pegar um táxi ou solicitar a ajuda de um familiar ou vizinho.

"Em situações assim a ambulância pode atrasar um serviço mais urgente e com isso colocar em risco a vida de quem, de fato, precisa do atendimento com urgência".

Lucas Amaral afirmou que o governando Renan Filho deve ir a Brasília solicitar ao Governo Federal mais viaturas do Samu para Alagoas, uma vez que mesmo com novos veículos que chegaram ao Estado, à frota ainda é defasada.

"Até mesmo o deputado estadual Severino Pessoa está empenhado em conseguir mais viaturas para Arapiraca e estamos aguardando que essas ambulâncias venham para cá reforçar o atendimento à população arapiraquense", concluiu.