Samu trabalha com apenas duas ambulâncias para atender toda a população de Arapiraca
O trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é diário para socorrer a população. Em Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas com mais de 230 mil habitantes, apenas duas ambulâncias estão suprindo a demanda de atendimento.
Das seis ambulâncias disponíveis para o Samu, quatro delas estão paradas, na oficina, para conserto. O assunto foi debatido na noite dessa quarta-feira (15), na Câmara Municipal, pelo vereador Malquesedec Oliveira (PRB).
O parlamentar lamentou que um serviço de urgência e emergência como o Samu esteja atuando apenas com duas ambulâncias para atender a uma população numerosa como a de Arapiraca.
"Não dá para entender por que alguns órgãos do governo funcional bem e outros não, como é o caso do Samu que é tão necessário para toda a população", questionou Melquesedec.
Processo de licitação
De acordo com o diretor do Samu, em Arapiraca, o médico Lucas Amaral, existem 19 ambulâncias do Samu para a Região do Agreste e seis para Arapiraca.
"Estamos com quatro ambulâncias paradas, na oficina, à espera de licitação para que os veículos sejam consertados e voltem a funcionar. Estamos esperando que esse processo seja concluído", afirmou Lucas AmaraL.
De toda forma, Lucas Amaral ressaltou que os casos mais graves como urgência e emergência são prioridades e estão sendo cobertos pelo serviço socorrista.
"Mesmo funcionando com apenas duas ambulâncias, em situações mais necessárias estamos tendo o apoio do Corpo de Bombeiros, que contribui muito com o serviço de socorrista à população", declarou Lucas Amaral.