Política

Política de cotas nas universidades é tema de debate na Comissão de Direitos Humanos

Por Agência Senado 31/03/2017 10h10
Política de cotas nas universidades é tema de debate na Comissão de Direitos Humanos
Cotas nas universidades - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promove uma audiência pública na segunda-feira (3), às 9h, para debater a política de cotas nas universidades.

A audiência atende a requerimento da senadora Regina Sousa (PT-PI), presidente da comissão, para quem a reserva de vagas representa um “grande avanço na busca da igualdade de oportunidades para todos os brasileiros”. Regina aponta, no entanto, que essa política vem apresentando falhas significativas em algumas universidades. Segundo a senadora, o debate permitirá aos senadores que compõem a CDH se informar sobre o tema e buscar soluções.

Para a audiência, estão convidados o diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação, Vicente de Paula Almeida Junior, e a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira. Os reitores da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel-RS), Pedro Curi Hallal, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, também estão entre os convidados.

O antropólogo Marcelino Conti de Souza será o representante do Movimento Negro Unificado do Rio de Janeiro na audiência. Completam a lista de debatedores o diretor executivo da Educafro, Frei David Santos, e o professor Thiago Thobias, um dos idealizadores das bolsas via cartão para indígenas e quilombolas.

A audiência será realiza na sala 6 da Ala Senador Nilo Coelho e terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Perguntas, críticas e sugestões poderão ser enviadas por meio do portal e-Cidadania e pelo sistema Alô Senado (0800 61 2211).