Odebrecht pode voltar a negociar com governo, diz ministro
Em evento em Curitiba para falar sobre o programa Pró-Ética, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, o ministro Torquato Jardim afirmou, nesta sexta-feira (30), que as empresas investigadas na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que fecharam acordo de leniência com o Ministério Público podem voltar a fechar contrato com o governo.
“Desde que passem pelo crivo do Ministério da Transparência, a Odebrecht pode voltar a negociar com o governo. Cabe ao ministério por imposição legal definir no âmbito da se há idoneidade ou não para qualquer das empresas que fizeram acordo de leniência”, afirmou.
O ministro lembrou que as investigações e acusações já apresentadas são válidas e serão utilizadas para possível decisão, mas que elas não excluem a competência do ministério. “Nós temos quatro entidades constitucionais na investigação de corrupção, o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público Federal, a Advocacia Geral da União e Transparência CGU. Cada qual com uma destinação constitucional diferente, partimos todos do mesmo fato com objetivo diferente”, explicou.
Acordos de leniência
O acordo de leniência é uma espécie de delação premiada para pessoas jurídicas.
Além da revelação dos fatos ilícitos realizados entre empresa e o governo, objetivo central da leniência, os acordos permitem a preservação das empresas e a continuidade de suas atividades, inclusive para gerar valores necessários à reparação dos ilícitos. Além disso, os acordos estabelecem mecanismos destinados a assegurar a adequação e a efetividade das práticas de integridade das empresas, prevenindo a ocorrência de novos ilícitos e privilegiando em grau máximo a ética e a transparência na condução de seus negócios.
As empresas forneceram ao MPF informações e documentos relacionados às práticas ilícitas mencionadas nos acordos de que participaram ou têm conhecimento, assim como se comprometeram a fornecer dados complementares que venham à tona em investigações internas. A cooperação das empresas com as investigações em curso foi essencial para revelar os ilícitos praticados por empresas, agentes públicos e políticos no âmbito interno e internacional.
Pró Ética
O Pró-Ética é uma iniciativa do governo para incentivar as empresas a tomarem medidas de integridade, por meio do reconhecimento público daquelas que se mostrarem verdadeiramente comprometidas com a prevenção e o combate a corrupção, além de outros tipos de fraudes.
Últimas notícias
Idosa é assassinada dentro de casa e neto de 17 anos é apontado como principal suspeito em Igaci
Cabeleireira é encontrada morta em canavial e homem confessa crime em São Miguel dos Campos
Cibele Moura participa de evento da PM em homenagem ao Dia da Mulher na orla de Maceió
Prefeitura de Rio Largo realiza evento Move Mulher em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Mais de 200 processos terão atuação do MP em mutirão contra violência doméstica
Filhotes de tartarugas marinhas são soltos na praia de Guaxuma e encantam crianças
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
