Odebrecht pode voltar a negociar com governo, diz ministro
Em evento em Curitiba para falar sobre o programa Pró-Ética, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, o ministro Torquato Jardim afirmou, nesta sexta-feira (30), que as empresas investigadas na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que fecharam acordo de leniência com o Ministério Público podem voltar a fechar contrato com o governo.
“Desde que passem pelo crivo do Ministério da Transparência, a Odebrecht pode voltar a negociar com o governo. Cabe ao ministério por imposição legal definir no âmbito da se há idoneidade ou não para qualquer das empresas que fizeram acordo de leniência”, afirmou.
O ministro lembrou que as investigações e acusações já apresentadas são válidas e serão utilizadas para possível decisão, mas que elas não excluem a competência do ministério. “Nós temos quatro entidades constitucionais na investigação de corrupção, o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público Federal, a Advocacia Geral da União e Transparência CGU. Cada qual com uma destinação constitucional diferente, partimos todos do mesmo fato com objetivo diferente”, explicou.
Acordos de leniência
O acordo de leniência é uma espécie de delação premiada para pessoas jurídicas.
Além da revelação dos fatos ilícitos realizados entre empresa e o governo, objetivo central da leniência, os acordos permitem a preservação das empresas e a continuidade de suas atividades, inclusive para gerar valores necessários à reparação dos ilícitos. Além disso, os acordos estabelecem mecanismos destinados a assegurar a adequação e a efetividade das práticas de integridade das empresas, prevenindo a ocorrência de novos ilícitos e privilegiando em grau máximo a ética e a transparência na condução de seus negócios.
As empresas forneceram ao MPF informações e documentos relacionados às práticas ilícitas mencionadas nos acordos de que participaram ou têm conhecimento, assim como se comprometeram a fornecer dados complementares que venham à tona em investigações internas. A cooperação das empresas com as investigações em curso foi essencial para revelar os ilícitos praticados por empresas, agentes públicos e políticos no âmbito interno e internacional.
Pró Ética
O Pró-Ética é uma iniciativa do governo para incentivar as empresas a tomarem medidas de integridade, por meio do reconhecimento público daquelas que se mostrarem verdadeiramente comprometidas com a prevenção e o combate a corrupção, além de outros tipos de fraudes.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
