Alagoanos vencem concurso Desafio Água nos Estados Unidos
Desafio incentiva e patrocina iniciativas para combater a seca no semiárido brasileiro.
O projeto "Palmas pra Vida", dos estudantes alagoanos Guilherme Damasceno e Maryllya Fonseca, alunos de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro, foi o grande vencedor do concurso Desafio Água, que incentiva e patrocina iniciativas para combater a seca no semiárido brasileiro. O resultado foi anunciado nesse sábado, dia 1º de abril, na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Guilherme é natural de Arapiraca e neto da ex-vereadora por Arapiraca, Maria Damasceno.
Eram três finalistas no desafio proposto pela Ambev, em parceria com a Brasa, maior associação de alunos do Brasil no exterior. De acordo com a organização, mais de cem brasileiros que estudam na China, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Alemanha e em Portugal se inscreveram no concurso.
Pelo primeiro lugar, os jovens receberam U$10 mil e consultoria técnica da Falconi para implementar o projeto, que chegará em boa hora na cidade de Major Izidoro, onde o governo decretou estado de emergência por causa da forte seca que atinge a região.
"Meu pai é agricultor e perdeu safras de milho e de palma por causa da seca. Vimos no concurso uma ótima oportunidade de usar o nosso conhecimento para mudar essa realidade", explica Maryllya Fonseca, aluna do curso superior de Gestão Ambiental do Ifal de Marechal.
Quer saber detalhes do projeto? Confira o vídeo clicando aqui.