[Vídeo] Em combate a seca, alunos do Ifal apresentam projeto nos EUA
![[Vídeo] Em combate a seca, alunos do Ifal apresentam projeto nos EUA](https://img.7segundos.com.br/0_XE84jwow_pTunKWQ8BMauF9OY=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/69578-dc76fa1f_6d87_4d98_afff_31a0ab80b59b_jpeg.jpeg)
Após o intercâmbio de seis meses em Portugal, os Estados Unidos são o novo destino dos estudantes alagoanos Guilherme Damasceno e Maryllya Fonseca. Alunos de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro, eles viajam nesta quarta-feira (29) para a Filadélfia, onde será anunciado o resultado do concurso Desafio Água, que incentiva e patrocina iniciativas para combater a seca no semiárido brasileiro.
Batizado de "Palmas pra Vida", o projeto de Guilherme e Maryllya é um dos três finalistas do desafio proposto pela Ambev, em parceria com a Brasa, maior associação de alunos do Brasil no exterior. De acordo com a organização, mais de cem brasileiros que estudam na China, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Alemanha e em Portugal se inscreveram no concurso.
"A gente se inscreveu quando ainda estava em Portugal. Soubemos que as inscrições estavam abertas, juntamos os amigos e aproveitamos a oportunidade", disse Guilherme.
Combate à seca em Major Izidoro
O projeto Palmas pra Vida propõe o reaproveitamento de águas cinzas derivadas de uma escola municipal de Major Izidoro, terra natal da aluna Maryllya. A ideia é destinar as águas para a irrigação de palmas, plantas que alimentam o gado leiteiro da cidade que é uma das maiores produtoras da bacia leiteira de Alagoas. O projeto visa beneficiar tanto os pequenos agricultores quanto a comunidade escolar, que receberá educação ambiental e parte do leite produzido.
O vencedor do desafio será divulgado no dia 1° de abril, na Universidade da Pensilvânia, e receberá U$10 mil e consultoria técnica da Falconi para implementar o projeto. Caso saia vitorioso, o projeto Palmas pra Vida chegará em boa hora em Major Izidoro, onde o governo decretou estado de emergência por causa da forte seca que atinge a região.
"Meu pai é agricultor e perdeu safras de milho e de palma por causa da seca. Vimos no concurso uma ótima oportunidade de usar o nosso conhecimento para mudar essa realidade", explica Maryllya Fonseca, aluna do curso superior de Gestão Ambiental do Ifal de Marechal.
Também fazem parte do grupo finalista Emanoella Rodrigues e Higor Cerqueira, estudantes da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), respectivamente. Os quatro se conheceram durante o intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, realizado em parceria com instituições públicas de ensino do Brasil. Para a inscrição, o grupo produziu um vídeo para explicar melhor o projeto.
Confira o vídeo aqui:
Últimas notícias

Mulher fica ferida após acidente entre motos no trevo da Canafístula, em Arapiraca

Pescador é achado morto dentro de casa no município de Maragogi

Prefeitura de Maceió realiza 2º dia de vacinação antirrábica neste sábado (25)

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de envolvidos em esquema no INSS

São Sebastião lança programa que garante regularização fundiária gratuita

Deputado Fabio Costa critica venda de quarteirão público em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
