[Vídeo] Em combate a seca, alunos do Ifal apresentam projeto nos EUA
Após o intercâmbio de seis meses em Portugal, os Estados Unidos são o novo destino dos estudantes alagoanos Guilherme Damasceno e Maryllya Fonseca. Alunos de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro, eles viajam nesta quarta-feira (29) para a Filadélfia, onde será anunciado o resultado do concurso Desafio Água, que incentiva e patrocina iniciativas para combater a seca no semiárido brasileiro.
Batizado de "Palmas pra Vida", o projeto de Guilherme e Maryllya é um dos três finalistas do desafio proposto pela Ambev, em parceria com a Brasa, maior associação de alunos do Brasil no exterior. De acordo com a organização, mais de cem brasileiros que estudam na China, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Alemanha e em Portugal se inscreveram no concurso.
"A gente se inscreveu quando ainda estava em Portugal. Soubemos que as inscrições estavam abertas, juntamos os amigos e aproveitamos a oportunidade", disse Guilherme.
Combate à seca em Major Izidoro
O projeto Palmas pra Vida propõe o reaproveitamento de águas cinzas derivadas de uma escola municipal de Major Izidoro, terra natal da aluna Maryllya. A ideia é destinar as águas para a irrigação de palmas, plantas que alimentam o gado leiteiro da cidade que é uma das maiores produtoras da bacia leiteira de Alagoas. O projeto visa beneficiar tanto os pequenos agricultores quanto a comunidade escolar, que receberá educação ambiental e parte do leite produzido.
O vencedor do desafio será divulgado no dia 1° de abril, na Universidade da Pensilvânia, e receberá U$10 mil e consultoria técnica da Falconi para implementar o projeto. Caso saia vitorioso, o projeto Palmas pra Vida chegará em boa hora em Major Izidoro, onde o governo decretou estado de emergência por causa da forte seca que atinge a região.
"Meu pai é agricultor e perdeu safras de milho e de palma por causa da seca. Vimos no concurso uma ótima oportunidade de usar o nosso conhecimento para mudar essa realidade", explica Maryllya Fonseca, aluna do curso superior de Gestão Ambiental do Ifal de Marechal.
Também fazem parte do grupo finalista Emanoella Rodrigues e Higor Cerqueira, estudantes da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), respectivamente. Os quatro se conheceram durante o intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, realizado em parceria com instituições públicas de ensino do Brasil. Para a inscrição, o grupo produziu um vídeo para explicar melhor o projeto.
.jpg)
Confira o vídeo aqui:
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
