Alagoas

Esgoto a céu aberto causa transtornos a moradores de cidade turística em Alagoas

Por 7 Segundos Arapiraca 05/04/2017 06h06
Esgoto a céu aberto causa transtornos a moradores de cidade turística em Alagoas
Esgoto a céu aberto causa transtornos a moradores do Pontal do Coruripe - Foto: 7 Segundos

Primeiro ponto da costa brasileira a ser desbravado pelas caravelas de Pedro Alvares Cabral, o Pontal do Coruripe, é um povoado que abrange seis praias em paisagem paradisíaca e digna dos melhores cartões postais. Em contrapartida ao belo cenário, está o descaso dos órgãos públicos diante da ineficiência no esgotamento sanitário na região.

A equipe do portal Sete Segundos entrevistou moradores e comerciantes que em uníssono relataram a gravidade envolvendo esgoto a céu aberto nas ruas da entrada ao povoado pertencente ao município de Coruripe.

Um comerciante informou que o mau cheiro circula pelas ruas e está entrando nas residências. “Conviver com essa situação é absurdo e a população fica sem ação,” disse.

Segundo moradores, há um ano a Associação de Moradores recebeu verba de um projeto da Petrobras para colocar em prática as obras de esgotamento sanitário, pois não existia sistema que recolhesse os resíduos das casas. Tudo era jogado em meio às ruas. Porém, ao invés de melhorar as condições, só houve piora, é o que relatam os habitantes locais.

obras foram feitas de forma irregular. Uma construtora foi encarregada do projeto e acabou implantando canos com espessura insuficiente, de aproximadamente 100 milímetros,” informou um empresário dono de mercadinho. Ele disse ainda que as residências não têm fossas e a água utilizada para banho e necessidades fisiológicas são descartadas nas ruas.

Em conversa por telefone com o prefeito Joaquim Beltrão (PMDB), o gestor municipal informou que vai haver uma reunião na tarde desta terça-feira (4), na sede da Câmara de Vereadores, para definir um plano de saneamento para o município.

Quando questionado sobre a ida a Brasília para tentar angariar recursos para o município, o peemedebista disse à reportagem que se os recursos chegarem na prefeitura ela fará o trabalho dela. Também disse que problemas de saneamento são encontrados em vários municípios, não somente em Coruripe.

Sobre os recursos destinados pela Petrobras, o prefeito explicou que a obra foi feita sob a responsabilidade da Associação Local.