Prefeitura de Teotônio Vilela se manifesta após protesto de estudantes
Após a denúncia feita pelos estudantes do município de Teotônio Vilela ao 7 Segundos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação, enviou uma nota pública para esclarecer os novos passos que foram tomados sobre o transporte de estudantes universitários e de outros cursos para as cidades de Maceió e Arapiraca.
Na manhã de ontem (04), os estudantes se mobilizaram e protestaram na frente da Secretaria de Educação como forma de reinvidicar o anúncio - feito pelo prefeito Joãozinho Pereira (PMDB) - do corte do serviço de transporte escolar para alunos de cursos técnicos e preparatórios para o Enem, ficando exclusivamente para universitários, que não concordaram e se uniram aos demais.
De acordo com os alunos, depois de muita insistência, a secretária recebeu uma comissão formada por representantes das escolas CEPEP (Maceió), CEPROAL (Arapiraca), Santa Juliana (Maceió), Santa Bárbara (Arapiraca) e IFAL.
Nesta reunião, que aconteceu nessa terça-feira, ficou acordado entre todos os presentes que o município já está estudando alternativas para essa categoria. Para isso, é necessário que cada escola forneça uma lista qualificada de todos os seus alunos.
Confira a nota na íntegra
A Prefeitura de Teotônio Vilela vem a público esclarecer os novos passos que foram tomados sobre o transporte de estudantes universitários e de outros cursos para as cidades de Maceió e Arapiraca.
Informamos que a secretaria municipal de Educação está agindo em duas frentes nesse momento: promovendo o recadastramento de todos os estudantes que fazem cursos de graduação, durante esta terça e quarta-feira (04 e 05/04). O município reafirma que todos os estudantes universitários devidamente recadastrados terão seu acesso ao transporte assegurados.
Em uma outra frente, em parceria com a secretaria de transportes do município, todos os veículos estão sendo minunciosamente vistoriados e passando por um "pente fino", obedecendo a todos os procedimentos indicados pelos órgãos de segurança de trânsito. Este procedimento, atrelado ao recadastramento dos usuários, justifica a parada geral que estamos promovendo.
A secretaria de educação já desenvolveu um programa (software) de controle de gestão administrativa, onde será possível controlar, com periodicidade definida pelas faculdades e pelo município, o cadastro de motoristas e de estudantes, as rotas, a quilometragem e a frequência escolar. Em paralelo, todos os motoristas passarão por uma reciclagem do curso do Contran para motoristas de ônibus escolar, que será ministrado pelo SEST/SENAT.
Durante o processo de recadastramento dos estudantes universitários, na manhã desta terça-feira (04/04), aproximadamente 15 estudantes de cursos técnicos, ministrados em Arapiraca e Maceió, tentou isolar a entrada dos universitários, impedindo o recadastro. A pequena mobilização dos estudantes durou aproximadamente 15 minutos, e se encerrou após a presença da secretária de educação Noêmia Pereira no local.
Em reunião com uma comissão formada por representantes das escolas CEPEP (Maceió), CEPROAL (Arapiraca), Santa Juliana (Maceió), Santa Bárbara (Arapiraca) e IFAL, ficou acordado entre todos os presentes que o município já está estudando alternativas para essa categoria. Para isso, é necessário que cada escola forneça uma lista qualificada de todos os seus alunos.
O prefeito Joãozinho Pereira reforça o compromisso com a educação superior e o transporte dos estudantes universitários, mesmo sendo desobrigado pela lei a fazê-lo, e não recebendo para isso nenhuma contrapartida do Estado ou da União. Entendemos que todo e qualquer recurso empenhado em educação é um investimento no futuro e no desenvolvimento da nossa cidade.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
