Fiscalização encontra furtos de água na Bacia Leiteira e 8 pessoas são detidas
Operação da Casal contou com apoio do MPE, da PM e da PC
Uma operação surpresa de fiscalização encontrou diversas irregularidades nas adutoras de água, em Cacimbinhas e Major Izidoro, nesta quarta-feira (5), numa iniciativa da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), com apoio do Ministério Público Estadual (MPE), da Polícia Militar (PM/AL) e da Polícia Civil (PC).
Ligações clandestinas, hidrômetros violados, retirada de água das ventosas das adutoras e by pass (“gato”, em linguagem popular) foram as principais irregularidades encontradas. A mais grave, porém, foi o furto de água da rede da Casal para comercialização.

Violação em hidrômetros foi um das irregularidades encontradas pela Casal
Das 5h às 16h, as equipes visitaram diversas propriedades rurais e residências na zona urbana de Major Izidoro e de Cacimbinhas. Ao todo, 8 pessoas foram conduzidas para as delegacias dos dois municípios para prestar esclarecimentos sobre as irregularidades.
“Tudo isso que flagramos é muito grave. Enquanto algumas pessoas usam água sem pagar nada e sem nenhuma consciência, muitas outras estão desabastecidas por falta de pressão na rede. A água que é retirada aqui de forma irregular está faltando para várias outras famílias”, argumentou o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão. Segundo ele, a ação terá continuidade.
“Onde há um crime, o Ministério Público tem que estar presente e buscar esclarecer. Haveremos de denunciar os responsáveis pelos furtos de água”, acrescentou o promotor José Antônio Marques, substituto da Comarca de Cacimbinhas, que acompanhou a operação.
“Muito importante essa operação. Recebíamos muitas denúncias de falta de água, mas não conseguíamos entender por que a Casal não conseguia levar água para todos. Agora confirmamos que a Casal está trabalhando”, ressaltou a promotora substituta de Major Izidoro, Ilda Regina Reis, que também participou da operação.
Todas as irregularidades encontradas foram sanadas, e os responsáveis, além de conduzidos para a delegacia, terão que se regularizar perante a Casal e pagar multas.
Cacimbinhas e Major Izidoro são abastecidos pelo Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, cuja captação de água bruta fica no rio São Francisco, em Pão de Açúcar.
Veja também
Últimas notícias
Acidente entre dois veículos é registrado em cruzamento no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem é flagrado furtando planta em vaso na rua Estudante em Arapiraca
Caio Bebeto protocola PL que protege empresários de restrições por débito tributário
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
