Moisés Machado propõe debate sobre redução do IPTU em Arapiraca
Em pronunciamento, durante sessão ordinária, na Câmara Municipal de Arapiraca, na última terça-feira (11), o vereador Moisés Machado (PDT) propôs um debate para tratar sobre a redução do valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Arapiraca entre os vereadores e a equipe do prefeito Rogério Teófilo (PSDB).
Moisés Machado afirmou, em seu discurso, que o reajuste do IPTU, proposto em 2009 não foi aceito por um grupo de vereadores e a proposta foi retirada, entretanto, reapresentada em 2012, quando foi aprovado pela Câmara Municipal.
O pedetista ressaltou que o imposto teve um aumento gradativo de 2014 até este ano de 2017. Os carnês do IPTU já começaram a ser distribuídos pela prefeitura, mas o vereador propõe um acordo de redução nos valores.
"O que propomos é um amplo debate sobre a redução do IPTU para que a população possa pagar o imposto e contribuir com a arrecadação do município, dentro de suas possiblidades econômicas", afirmou Moisés Machado.
O vereador ressaltou a dificuldade financeira pela qual atravessa o país e a população também afetada, principalmente com o crescimento do desemprego no Brasil, assim como em Alagoas e, consequentemente, em Arapiraca.
Segundo Moisés Machado, o prefeito Rogério Teófilo não poderá tirar o aumento, estabelecido por lei, mas poderá oferecer um desconto significativo e amenizar a situação para que todos possam pagar o IPTU.
"Com esse desconto, a prefeitura poderá diminuir a inadimplência do imposto, que é alta aqui em Arapiraca, e facilitar a vida dos proprietários que estão negociando seus imóveis", declarou Moisés Machado.