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População pode ter acesso às informações oficiais do Estado acessando o Guia de Serviços online

Disponibilizada de forma online, plataforma criada pelo Governo de Alagoas tem intuito de simplificar o acesso a informações sobre os serviços governamentais.

Por Assessoria 18/04/2017 11h11
População pode ter acesso às informações oficiais do Estado acessando o Guia de Serviços online
Aplicativo apresenta dados dos 102 municípios alagoanos - Foto: Divulgação

Aproximar a população alagoana que está mais afastada da capital das ações governamentais é sempre um grande desafio. E quando tratamos de informações sobre os serviços ligados diretamente com o poder público, a questão torna-se ainda mais relevante. Foi pensando nisso que o Governo do Estado criou o Guia de Serviços, plataforma online que conta com todas as informações sobre os serviços públicos alagoanos.

Agora, qualquer morador dos 102 municípios de Alagoas pode, de forma rápida e conectada, consultar qualquer informação sobre os serviços mais importantes oferecidos pelo Estado, como os documentos necessários para realizar a emissão da carteira de Identidade ou, até mesmo, para retirar a Carteira de Habilitação. É fácil e sem problemas: basta acessar o endereço eletrônico www.servicos.al.gov.br por qualquer celular e consultar as informações.

"O Guia de Serviços é uma ferramenta essencial para o cidadão alagoano. Nela, ele poderá encontrar tudo aquilo que ele precisa sobre os principais serviços públicos. E alcançar a população de todas as regiões do Estado é uma das metas do Governo”, afirma o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos.

Desenvolvido pelo Governo do Estado sob coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a plataforma foi organizada para cinco tipos de público-alvo: cidadão, empresa, servidor público, setor público e produtor rural. Para cada um deles os serviços foram classificados de acordo com o tema (exemplos: educação e meio ambiente).

Na plataforma, já estão disponíveis informações referentes aos mais de 100 principais serviços governamentais, a exemplo dos procedimentos existentes para que os contribuintes tenham acesso ao parcelamento do IPVA, assim como, a retirada dos créditos obtidos pela Nota Fiscal Cidadã e informações sobre documentos de identidades e afins.

Sem viagens perdidas

Com o Guia de Serviços, o acesso a informações sobre os serviços de Governo mais utilizados pela população se torna bem mais confiável. Isso porque, além de funcionar como um catálogo de consulta, que possui dados como taxas, documentos necessários, modelo de prestação (online ou presencial) e endereços dos órgãos responsáveis pelos serviços, a plataforma é atualizada periodicamente.

“Ao consultar o Guia, o cidadão não correrá o risco de dar aquela famosa viagem perdida. Afinal, as informações são atualizadas constantemente e, por isso, que cada vez mais o Governo, de modo geral, incentiva o acesso da população à plataforma”, completa Fabrício Marques Santos.