MPF pede retorno de mulher de Cabral para a prisão preventiva

O MPF-RJ (Ministério Público Federal no Rio de Janeiro) solicitou à Justiça o retorno de Adriana Ancelmo, mulher de Sérgio Cabral (PMDB) e ex-primeira-dama do Estado, ao Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste carioca, onde ela cumpria prisão preventiva até conseguir um habeas corpus. No momento, Adriana está em prisão domiciliar.
Cabral e a mulher são alvos da força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio, que apura denúncias de corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Ela foi denunciada junto com o marido à 7ª Vara Criminal Federal, do juiz Marcelo Bretas, que determinou a prisão. O habeas corpus concedido em favor da acusada foi justificado pelo fato de ela ter filhos menores de 12 anos.
O parecer da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, que será julgado nesta quarta-feira (26) pela 2ª Turma do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), reforça recurso da força-tarefa da Lava Jato no Rio e destaca que as causas que originaram a prisão de Adriana continuaram inalteradas e ganharam robustez com o prosseguimento das investigações, não havendo razões para conversão da prisão preventiva em domiciliar.
Para a procuradora regional da República Mônica de Ré, a prisão preventiva é essencial para encerrar a prática de lavagem de dinheiro, crime usualmente cometido com o uso de telefone e acesso à internet.
"Apesar das medidas de precaução determinadas, vedando o acesso a meios de comunicação, a difícil fiscalização do cumprimento torna evidente o risco de ela acessar e movimentar o patrimônio oculto por Cabral", argumentou.
Ainda de acordo com o parecer, o próprio TRF2 apontou, em manifestação anterior, que o benefício não alcançaria a ré, tanto pelo fato de ter viajado diversas vezes sem os filhos, quanto pela gravidade de sua conduta.
A PRR2 defende ainda que a conversão em prisão domiciliar afronta o princípio da isonomia, que defende que todos são iguais perante a lei, "já que há milhares de outras mulheres com filhos detidas e que não foram favorecidas da mesma forma".
Veja também
Últimas notícias

Crédito consignado CLT será liberado pelos canais eletrônicos dos bancos a partir de sexta

Sefaz Alagoas facilita a isenção para beneficiários do IPVA
Terremoto de magnitude 6,2 atinge costa de Istambul na Turquia

Projeto Atletas do Futuro promove evento de combate às drogas na zona rural de Igaci

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Homem morre após bater a cabeça enquanto trabalhava em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
