MPF pede retorno de mulher de Cabral para a prisão preventiva
O MPF-RJ (Ministério Público Federal no Rio de Janeiro) solicitou à Justiça o retorno de Adriana Ancelmo, mulher de Sérgio Cabral (PMDB) e ex-primeira-dama do Estado, ao Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste carioca, onde ela cumpria prisão preventiva até conseguir um habeas corpus. No momento, Adriana está em prisão domiciliar.
Cabral e a mulher são alvos da força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio, que apura denúncias de corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Ela foi denunciada junto com o marido à 7ª Vara Criminal Federal, do juiz Marcelo Bretas, que determinou a prisão. O habeas corpus concedido em favor da acusada foi justificado pelo fato de ela ter filhos menores de 12 anos.
O parecer da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, que será julgado nesta quarta-feira (26) pela 2ª Turma do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), reforça recurso da força-tarefa da Lava Jato no Rio e destaca que as causas que originaram a prisão de Adriana continuaram inalteradas e ganharam robustez com o prosseguimento das investigações, não havendo razões para conversão da prisão preventiva em domiciliar.
Para a procuradora regional da República Mônica de Ré, a prisão preventiva é essencial para encerrar a prática de lavagem de dinheiro, crime usualmente cometido com o uso de telefone e acesso à internet.
"Apesar das medidas de precaução determinadas, vedando o acesso a meios de comunicação, a difícil fiscalização do cumprimento torna evidente o risco de ela acessar e movimentar o patrimônio oculto por Cabral", argumentou.
Ainda de acordo com o parecer, o próprio TRF2 apontou, em manifestação anterior, que o benefício não alcançaria a ré, tanto pelo fato de ter viajado diversas vezes sem os filhos, quanto pela gravidade de sua conduta.
A PRR2 defende ainda que a conversão em prisão domiciliar afronta o princípio da isonomia, que defende que todos são iguais perante a lei, "já que há milhares de outras mulheres com filhos detidas e que não foram favorecidas da mesma forma".
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
