Música

Almir Guineto, um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, morre aos 70 anos

Por 7 Segundos Arapiraca com UOL Música 05/05/2017 13h01
Almir Guineto, um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, morre aos 70 anos
Almir Guineto morre aos 70 anos e deixa o samba de luto no Brasil - Foto: Divulgação

O sambista Almir Guineto, um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, morreu aos 70 anos nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas renais crônicos e diabetes. A informação foi divulgada no perfil oficial do músico, no Facebook. 

O músico, um dos principais representantes do samba de raiz, é autor de músicas como "Coisinha do Pai", "Caxambu", "Conselho", Jiboia", "Lama nas Ruas" e "Mel na Boca".

No início dos anos 80, fundou o grupo Fundo de Quintal com os amigos Bira, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany. Guineto, no entanto, deixou o grupo logo após a gravação do LP "Samba é no Fundo de Quintal" e seguiu carreira solo. 

Com Jorge Aragão e Luiz Carlos compôs o clássico "Coisinha do Pai", imortalizado na voz de Beth Carvalho. Em 1997, a música foi tocada em Marte para "acordar" o robô Pathfinder. 

O sambista já estava hospitalizado há algumas semanas para o tratamento de uma pneumonia e de complicações de diabetes. Há 15 meses, no entanto, Guineto já estava se tratando contra problemas renais crônicos, o que o impossibilitava de assumir compromissos em shows e apresentações. 

Almir Serra, o Almirzinho, filho de Almir Guineto, também é sambista e durante um ano cantou com o grupo Revelação. 

Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.